Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QLLHW
Type: Monografias de Especialização
Title: Oficina Literária Étnico-Racial no espaço da Biblioteca Escolar
Authors: Rita Miranda Soares
First Advisor: Maria Jose Batista Pinto
First Referee: Juliana de Assis Silva Gomes Estanislau
Abstract: Este trabalho teve por objetivo incentivar os alunos da EJA Educação de Jovens e Adultos - a pensarem no seu próprio pertencimento étnico-racial, e a terem atitudes positivas em relação a si mesmo e ao seu próximo, levando-os a respeitar e a valorizar a cultura afro-brasileira e a compreenderem o mito da democracia racial no Brasil, refletindo sobre as implicações e as características do racismo na sociedade brasileira. Para tanto, o presente trabalho foi desenvolvido a partir de uma Oficina Literária Étnico-Racial realizada na biblioteca da escola utilizando-se textos de vários gêneros, como poesia, prosa poética e biografias de afro-descendentes que lutaram contra o racismo e a discriminação racial no Brasil e no mundo. Foram utilizados também murais e filmes sobre a temática étnico-racial. Após a Oficina, os alunos fizeram reflexões orais e escritas sobre o tema. Através dessas reflexões verificou-se a apropriação conceitual que os alunos fizeram sobre a contribuição da cultura africana na sociedade brasileira e sobre as características da discriminação racial no Brasil. Percebeu-se que a maioria deles conseguiu ampliar sua visão de mundo e seus conhecimentos sobre a temática étnico-racial. O projeto também mostrou que há possibilidade de se fazer uma educação para as relações étnico-raciais, mesmo dentro dos limites de uma biblioteca escolar.
Abstract: This work aimed to encourage students of adult education - Youth and Adults - to think in their own ethnic-racial, and have positive attitudes about themselves and their neighbors, causing them to respect and value the culture african-Brazilian and understand the myth of racial democracy in Brazil, reflecting on the implications and characteristics of racism in Brazilian society. Thus, the present study was developed from a workshop held Racial-Ethnic Literature in the school library using texts of various genres such as poetry, prose poetry and biographies of african descent who fought against racism and racial discrimination in Brazil and the world. Were also used murals and films on the theme ethno-racial. After the workshop, the students made oral and written reflections on the subject. Through this discussion, there was a conceptual appropriation that students made about the contribution of African culture in Brazil, and on the characteristics of racial discrimination in Brazil. It was noticed that most of them managed to expand their world view and its knowledge of the ethnic-racial theme. The project also showed that there is a possibility of getting an education for the ethnic-racial relations, even within the confines of a school library.
Subject: Educação
Bibliotecas escolares
Relações etnicas
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QLLHW
Issue Date: 7-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
oficina_liter_ria__tnico_racial_no_espa_o_da_biblioteca_esco.pdf2.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.