Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMFHZ
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Manuela Martins Soares Davidpt_BR
dc.creatorAdelma Maria de Lourdes Duartept_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T14:15:40Z-
dc.date.available2019-08-14T14:15:40Z-
dc.date.issued2012-07-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMFHZ-
dc.description.resumoEste trabalho consistiu na realização de atividades que envolvem leitura e interpretação de situações problema, utilizando a construção e análise de gráficos e tabelas, conforme orientação dos currículos escolares do Ensino Fundamental. O público alvo atingido por estas atividades foram 30 (trinta) alunos do 1º ano do 2º Ciclo do Ensino Fundamental da Escola Municipal Deputado Milton Salles de Belo Horizonte, com dificuldades relacionadas com o campo do Tratamento da Informação e da Resolução de Problemas. Nas intervenções propostas pelo meu Plano de Ação foram utilizadas atividades em que se explora a leitura, oralidade e a interpretação de situações cotidianas, compreensão de situações novas e, consequentemente, a busca de iniciativas para a resolução de problemas. As atividades desenvolvidas em sala de aula foram incentivadoras para os alunos, colaborando para promover o desenvolvimento do conhecimento e também diminuir a defasagem em termos de conhecimentos matemáticos. Sentiram-se motivados para lerem, conversarem sobre as questões, interpretarem as situações-problema e buscar os possíveis caminhos para a sua resolução. Durante os encontros e reuniões promovidos pela escola (Conselhos de Classe), o Projeto de Intervenção mostrou-se satisfatório, uma vez que a maioria dos alunos avançou em termos do processo cognitivo e os comentários dos professores demonstraram a melhoria dos conceitos, que passaram de D para C.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectTratamento da Informaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMatematica  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherMatemática  Métodos estatísticospt_BR
dc.titleTratamento da informação e resolução de problemaspt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trabalho_final_da_adelma___formatado_por_thalita___12.07.12_com__altera__es.pdf3.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.