Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMFTM
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dc.contributor.advisor1Vanessa Sena Tomazpt_BR
dc.creatorAdriana Abranches Quirinopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T14:05:39Z-
dc.date.available2019-08-11T14:05:39Z-
dc.date.issued2012-07-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMFTM-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma contribuição para a discussão do ensino e da aprendizagem da Matemática na Educação Infantil. Trata-se do relato de um plano de ação desenvolvido com crianças de cinco a seis anos de idade em uma escola da rede de ensino Belo Horizonte. O principal objetivo do plano de ação era analisar quais contribuições o trabalho com a perspectiva metodológica da Resolução de Problemas, mediada pelo o uso do material manipulativo, blocos lógicos, pode trazer à aprendizagem das noções matemáticas relativas a números, medidas e geometria. O plano de ação fundamenta-se em alguns estudos teóricos que defendem que ao desenvolver uma proposta de ensino, com referência na Resolução de Problemas, é preciso valorizar os processos de pensamentos utilizados pela criança, verificando ecompreendendo suas estratégias de resolução. Considera-se, também, que os materiais manipulativos podem ser mediadores da aprendizagem, na medida em que estiverem atrelados a objetivos bem definidos sobre a sua importância no processo de ensino e aprendizagem. Em particular a proposta analisada neste trabalho mostra uma perspectiva de uso dos blocos lógicos em relação ao uso que tradicionalmente tem sido feito na Educação Infantil. Os resultados obtidos revelam que o uso dos blocos lógicos, como mediador da aprendizagem no contexto da Resolução de Problemas, favorece uma maior interação entre as crianças, proporcionando a elas a reflexão das estratégias utilizadas para resolver os problemas, o que contribui para a construção de novos conhecimentos matemáticos. Os resultados mostram ainda que é possível lançar mão dos blocos lógicos paraexplorar outros conceitos matemáticos, ultrapassando a simples associação desse material à classificação e nomeação das formas geométricas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectBlocos Lógicospt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subject.otherMatematica  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação pre-escolarpt_BR
dc.titleO uso dos blocos lógicos para a resolução de problemas na Educação Infantilpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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