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http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMFTM
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Vanessa Sena Tomaz | pt_BR |
dc.creator | Adriana Abranches Quirino | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T14:05:39Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T14:05:39Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-14 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMFTM | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta uma contribuição para a discussão do ensino e da aprendizagem da Matemática na Educação Infantil. Trata-se do relato de um plano de ação desenvolvido com crianças de cinco a seis anos de idade em uma escola da rede de ensino Belo Horizonte. O principal objetivo do plano de ação era analisar quais contribuições o trabalho com a perspectiva metodológica da Resolução de Problemas, mediada pelo o uso do material manipulativo, blocos lógicos, pode trazer à aprendizagem das noções matemáticas relativas a números, medidas e geometria. O plano de ação fundamenta-se em alguns estudos teóricos que defendem que ao desenvolver uma proposta de ensino, com referência na Resolução de Problemas, é preciso valorizar os processos de pensamentos utilizados pela criança, verificando ecompreendendo suas estratégias de resolução. Considera-se, também, que os materiais manipulativos podem ser mediadores da aprendizagem, na medida em que estiverem atrelados a objetivos bem definidos sobre a sua importância no processo de ensino e aprendizagem. Em particular a proposta analisada neste trabalho mostra uma perspectiva de uso dos blocos lógicos em relação ao uso que tradicionalmente tem sido feito na Educação Infantil. Os resultados obtidos revelam que o uso dos blocos lógicos, como mediador da aprendizagem no contexto da Resolução de Problemas, favorece uma maior interação entre as crianças, proporcionando a elas a reflexão das estratégias utilizadas para resolver os problemas, o que contribui para a construção de novos conhecimentos matemáticos. Os resultados mostram ainda que é possível lançar mão dos blocos lógicos paraexplorar outros conceitos matemáticos, ultrapassando a simples associação desse material à classificação e nomeação das formas geométricas. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Blocos Lógicos | pt_BR |
dc.subject | Resolução de Problemas | pt_BR |
dc.subject.other | Matematica Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Educação pre-escolar | pt_BR |
dc.title | O uso dos blocos lógicos para a resolução de problemas na Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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