Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMFTM
Tipo: Monografias de Especialização
Título: O uso dos blocos lógicos para a resolução de problemas na Educação Infantil
Autor(es): Adriana Abranches Quirino
primer Tutor: Vanessa Sena Tomaz
Resumen: O presente trabalho apresenta uma contribuição para a discussão do ensino e da aprendizagem da Matemática na Educação Infantil. Trata-se do relato de um plano de ação desenvolvido com crianças de cinco a seis anos de idade em uma escola da rede de ensino Belo Horizonte. O principal objetivo do plano de ação era analisar quais contribuições o trabalho com a perspectiva metodológica da Resolução de Problemas, mediada pelo o uso do material manipulativo, blocos lógicos, pode trazer à aprendizagem das noções matemáticas relativas a números, medidas e geometria. O plano de ação fundamenta-se em alguns estudos teóricos que defendem que ao desenvolver uma proposta de ensino, com referência na Resolução de Problemas, é preciso valorizar os processos de pensamentos utilizados pela criança, verificando ecompreendendo suas estratégias de resolução. Considera-se, também, que os materiais manipulativos podem ser mediadores da aprendizagem, na medida em que estiverem atrelados a objetivos bem definidos sobre a sua importância no processo de ensino e aprendizagem. Em particular a proposta analisada neste trabalho mostra uma perspectiva de uso dos blocos lógicos em relação ao uso que tradicionalmente tem sido feito na Educação Infantil. Os resultados obtidos revelam que o uso dos blocos lógicos, como mediador da aprendizagem no contexto da Resolução de Problemas, favorece uma maior interação entre as crianças, proporcionando a elas a reflexão das estratégias utilizadas para resolver os problemas, o que contribui para a construção de novos conhecimentos matemáticos. Os resultados mostram ainda que é possível lançar mão dos blocos lógicos paraexplorar outros conceitos matemáticos, ultrapassando a simples associação desse material à classificação e nomeação das formas geométricas.
Asunto: Matematica  Estudo e ensino
Educação pre-escolar
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMFTM
Fecha del documento: 14-jul-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
uso_dos_blocos_l_gicos_para_resolu__o_de_problemas_na_edua__o_infantil.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.