Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMHD4
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Vanessa Sena Tomaz | pt_BR |
dc.creator | Ana Luisa Viana Pacheco | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T14:03:16Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T14:03:16Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-14 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMHD4 | - |
dc.description.resumo | O tema central deste trabalho consiste na discussão sobre o papel de materiais concretos ficha com valores e ábaco de papel como possíveis mediadores da compreensão de regras do Sistema de numeração Decimal. Um plano de ação foi realizado a partir de revisão da literatura relacionada ao uso de material concreto utilizado na compreensão do Sistema de Numeração Decimal, quando esses materiais são usados no contexto de jogos. O plano de ação foi desenvolvido na Escola Municipal Antônio Salles Barbosa, com 27 crianças na faixa etária de 7 e 8 anos, sendo 14 meninos e 13 meninas. O ábaco de papel e fichas com valores atribuídos de acordo com a cor e a base foram utilizados pelas crianças para desenvolver o jogo Troca-troca. Para explorar as potencialidades do jogo adotei a metodologia de resolução de problemas. Durante o jogo as crianças refletiram sobre as jogadas, explicaram o que estavam pensando e reorganizaram suas idéias em várias situações-problema propostas pela professora. Como resultado da investigação, pode-se afirmar que o simples fato de manusear materiais concretos não é suficiente para promover uma aprendizagem mais significativa. É preciso ir além, explorar, questionar, perguntar, desfazer, refazer os problemas propostos. Inicialmente, para a maioria das crianças, o jogo troca-troca era direcionado apenas pela cor das fichas. Após a inclusão do ábaco, um aspecto muito importante para a compreensão do Sistema de Numeração Decimal foi introduzido - o valor posicional. As crianças compreenderam que existe uma disposição espacial necessária para o jogo, onde o valor das fichas é retratado pela posição que ela é colocada na mesa ou no ábaco. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Ábaco de Papel | pt_BR |
dc.subject | Sistema de Numeração Decimal | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Matematica Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Numeração | pt_BR |
dc.title | O papel de materiais concretos na compreensão do sistema de numeração decimal | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
o_papel_de_materiais_concretos_na_compreens_o_do_sistema_de_.pdf | 782.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.