Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMHD4
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vanessa Sena Tomazpt_BR
dc.creatorAna Luisa Viana Pachecopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T14:03:16Z-
dc.date.available2019-08-11T14:03:16Z-
dc.date.issued2012-07-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMHD4-
dc.description.resumoO tema central deste trabalho consiste na discussão sobre o papel de materiais concretos ficha com valores e ábaco de papel como possíveis mediadores da compreensão de regras do Sistema de numeração Decimal. Um plano de ação foi realizado a partir de revisão da literatura relacionada ao uso de material concreto utilizado na compreensão do Sistema de Numeração Decimal, quando esses materiais são usados no contexto de jogos. O plano de ação foi desenvolvido na Escola Municipal Antônio Salles Barbosa, com 27 crianças na faixa etária de 7 e 8 anos, sendo 14 meninos e 13 meninas. O ábaco de papel e fichas com valores atribuídos de acordo com a cor e a base foram utilizados pelas crianças para desenvolver o jogo Troca-troca. Para explorar as potencialidades do jogo adotei a metodologia de resolução de problemas. Durante o jogo as crianças refletiram sobre as jogadas, explicaram o que estavam pensando e reorganizaram suas idéias em várias situações-problema propostas pela professora. Como resultado da investigação, pode-se afirmar que o simples fato de manusear materiais concretos não é suficiente para promover uma aprendizagem mais significativa. É preciso ir além, explorar, questionar, perguntar, desfazer, refazer os problemas propostos. Inicialmente, para a maioria das crianças, o jogo troca-troca era direcionado apenas pela cor das fichas. Após a inclusão do ábaco, um aspecto muito importante para a compreensão do Sistema de Numeração Decimal foi introduzido - o valor posicional. As crianças compreenderam que existe uma disposição espacial necessária para o jogo, onde o valor das fichas é retratado pela posição que ela é colocada na mesa ou no ábaco.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectÁbaco de Papelpt_BR
dc.subjectSistema de Numeração Decimalpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMatematica  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherNumeraçãopt_BR
dc.titleO papel de materiais concretos na compreensão do sistema de numeração decimalpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
o_papel_de_materiais_concretos_na_compreens_o_do_sistema_de_.pdf782.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.