Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQJ4C
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | A percepção de regularidades em padrões e sua generalização |
Autor(es): | Quele Lousada Sanches |
primer Tutor: | Paula Resende Adelino |
primer miembro del tribunal : | Juliana Batista Faria |
Resumen: | Este trabalho consistiu na realização de uma atividade em grupo relacionada à percepção de padrões e de regularidades. O objetivo principal era verificar se os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental percebiam tais padrões e regularidades e como essa percepção era registrada. Foi desenvolvida, durante o projeto, a atividade de observação de regularidades de padrões a partir da resolução de um problema. Levando em consideração o ciclo de generalização deMason et al (1985) verificou-se que os alunos dos grupos 1, 2, 3 e 4 foram capazes de reconhecer a regularidade e expressá-la. Os grupos 1, 2 e 3, além disso, expressaram simbolicamente a generalidade permitindo a sua manipulação para resolver o problema. O grupo 5 apenas percebeu o padrão por meio de desenhos, mas não conseguiu expressar simbolicamente a generalidade. Já o grupo 6 não percebeu o padrão por meio de desenhos e, consequentemente, não conseguiu expressar simbolicamente a generalidade. |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQJ4C |
Fecha del documento: | 14-jul-2012 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
quelefinal.pdf | 975.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.