Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQJ4C
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A percepção de regularidades em padrões e sua generalização
Autor(es): Quele Lousada Sanches
primer Tutor: Paula Resende Adelino
primer miembro del tribunal : Juliana Batista Faria
Resumen: Este trabalho consistiu na realização de uma atividade em grupo relacionada à percepção de padrões e de regularidades. O objetivo principal era verificar se os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental percebiam tais padrões e regularidades e como essa percepção era registrada. Foi desenvolvida, durante o projeto, a atividade de observação de regularidades de padrões a partir da resolução de um problema. Levando em consideração o ciclo de generalização deMason et al (1985) verificou-se que os alunos dos grupos 1, 2, 3 e 4 foram capazes de reconhecer a regularidade e expressá-la. Os grupos 1, 2 e 3, além disso, expressaram simbolicamente a generalidade permitindo a sua manipulação para resolver o problema. O grupo 5 apenas percebeu o padrão por meio de desenhos, mas não conseguiu expressar simbolicamente a generalidade. Já o grupo 6 não percebeu o padrão por meio de desenhos e, consequentemente, não conseguiu expressar simbolicamente a generalidade.
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQJ4C
Fecha del documento: 14-jul-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
quelefinal.pdf975.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.