Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQMEJ
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ana Rafaela Correia Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vanessa Sena Tomaz | pt_BR |
dc.creator | Solange Frederico de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T09:58:42Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T09:58:42Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-14 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQMEJ | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta e analisa o desempenho de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental na leitura, compreensão e resolução de situações-problemas em Matemática. Tem por objetivo tecer considerações sobre como os alunos lidam com as questões que envolvem o pensamento matemático em consonância com a língua materna. Os referencias teóricos foram buscados nos trabalhos Smole e Diniz (2001) e Dante (2010). O trabalho em duplas e o passo a passo do esquema proposto por Polya (1965 apud Giovanni e Castrucci, 2009) para a resolução de problemas resguardaram a metodologia aqui usada através de aulas interativas, análise de textos e socialização de resultados. Enfatizamos a importância da leitura e compreensão para estabelecer uma relação intrínseca entre o texto, os dados e a(s) pergunta(s) em situações-problema. Considerou-se como situações -problema aquelas que envolvem idéias matemáticas e deixam em evidência um questionamento. O mito de que um problema sempre tem números e conta foi desmistificado e explorado nesse trabalho. Assim esta pesquisa visa mostrar que os alunos devem entender a importância de uma boa leitura para a resolução de problemas com sucesso. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Compreensão | pt_BR |
dc.subject | Resolução de Problemas | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Matematica Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura | pt_BR |
dc.title | Leitura, interpretação e resolução de problemas matemáticos para alunos do 5º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
trab._final_final_acpp___final.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.