Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQNXL
Type: Monografias de Especialização
Title: Princípio Multiplicativo e resolução de problemas para alunos do 5° ano do Ensino Fundamental
Authors: Zenaide Alves Costa
First Advisor: Ana Rafaela Correia Ferreira
First Referee: Juliana Batista Faria
Abstract: Este trabalho tem por objetivo identificar em um grupo de seis alunos do quinto ano, o nível de compreensão, interpretação e as estratégias de resolução de problemas envolvendo a multiplicação. Aprender a ler e interpretar é um importante passo para alcançar o êxito na resolução de qualquer tipo de problema. Assim, este trabalho visa compreender o desenvolvimento desses alunos frente a diversos tipos de problemas matemáticos, bem como a capacidade de buscar e desenvolver estratégias a partir do seu raciocínio lógico, dos conhecimentos adquiridos no ano anterior e das conversas com os colegas. Para tanto, temos como referências teóricas os trabalhos de Smole e Diniz (2001) e Dante (1989) na área de resolução de problemas. Utilizamos ainda como material de apoio à pesquisa, os Cadernos de Educação Matemática da Prefeitura de Belo Horizonte e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Uma lista contendo diferentes tipos de problemas foi resolvida pelos alunos. Como apoio à resolução de problemas, utilizamos materiais concretos. Os resultados encontrados demonstram a habilidade dos alunos em ler e interpretar as situações problemas, identificando os conceitos básicos da multiplicação e utilizando-os de acordo com suas necessidades.
Subject: Educação
Matematica  Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQNXL
Issue Date: 14-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
acpp_versao_final.pdf3.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.