Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQNXL
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Princípio Multiplicativo e resolução de problemas para alunos do 5° ano do Ensino Fundamental |
Authors: | Zenaide Alves Costa |
First Advisor: | Ana Rafaela Correia Ferreira |
First Referee: | Juliana Batista Faria |
Abstract: | Este trabalho tem por objetivo identificar em um grupo de seis alunos do quinto ano, o nível de compreensão, interpretação e as estratégias de resolução de problemas envolvendo a multiplicação. Aprender a ler e interpretar é um importante passo para alcançar o êxito na resolução de qualquer tipo de problema. Assim, este trabalho visa compreender o desenvolvimento desses alunos frente a diversos tipos de problemas matemáticos, bem como a capacidade de buscar e desenvolver estratégias a partir do seu raciocínio lógico, dos conhecimentos adquiridos no ano anterior e das conversas com os colegas. Para tanto, temos como referências teóricas os trabalhos de Smole e Diniz (2001) e Dante (1989) na área de resolução de problemas. Utilizamos ainda como material de apoio à pesquisa, os Cadernos de Educação Matemática da Prefeitura de Belo Horizonte e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Uma lista contendo diferentes tipos de problemas foi resolvida pelos alunos. Como apoio à resolução de problemas, utilizamos materiais concretos. Os resultados encontrados demonstram a habilidade dos alunos em ler e interpretar as situações problemas, identificando os conceitos básicos da multiplicação e utilizando-os de acordo com suas necessidades. |
Subject: | Educação Matematica Estudo e ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQNXL |
Issue Date: | 14-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
acpp_versao_final.pdf | 3.75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.