Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQPR9
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Wagner Ahmad Auarek | pt_BR |
dc.creator | Tania Guimaraes Camara Damaso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T13:24:01Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T13:24:01Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-28 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQPR9 | - |
dc.description.resumo | Esta monografia foi desenvolvida com a intenção de contribuir na compreensão dos professores sobre o tema resolução de problemas enquanto uma ferramenta para o ensino de Geometria, propiciando aulas mais dinâmicas, envolventes, participativas e consequentemente uma aprendizagem significativa para os alunos. Para tanto, a metodologia da Resolução de Problemas para o ensino da matemática se configura, neste trabalho, como uma proposta que possibilita suprir as defasagens e as dificuldades dos alunos em entenderem conteúdos de geometria. Vários autores apontam que a Resolução de Problemas instiga a curiosidade dos alunos e desperta um maior interesse e envolvimento pela Geometria, despertando o lado criativo e o raciocínio lógico-matemático. Desse modo apresentamos um trabalho realizado com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I que tem como foco as atividades práticas realizadas com os alunos no ensino do conteúdo de Geometria aplicada, contextualizadas nos vários momentos da reforma estrutural por qual passava a escola. Foi usada nessa contextualização atividades práticas que priorizaram a metodologia de Resolução de Problemas. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Resolução de Problemas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geometria | pt_BR |
dc.subject | Investigações Matemáticas | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Matematica Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Geometria Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A metodologia de resolução de problemas como proposta para o ensino de geometria aliado à reforma da Escola Municipal Conceição Lima Guimarães | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
acpp_final_tania.pdf | 5.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.