Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQPR9
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Wagner Ahmad Auarekpt_BR
dc.creatorTania Guimaraes Camara Damasopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T13:24:01Z-
dc.date.available2019-08-12T13:24:01Z-
dc.date.issued2012-07-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQPR9-
dc.description.resumoEsta monografia foi desenvolvida com a intenção de contribuir na compreensão dos professores sobre o tema resolução de problemas enquanto uma ferramenta para o ensino de Geometria, propiciando aulas mais dinâmicas, envolventes, participativas e consequentemente uma aprendizagem significativa para os alunos. Para tanto, a metodologia da Resolução de Problemas para o ensino da matemática se configura, neste trabalho, como uma proposta que possibilita suprir as defasagens e as dificuldades dos alunos em entenderem conteúdos de geometria. Vários autores apontam que a Resolução de Problemas instiga a curiosidade dos alunos e desperta um maior interesse e envolvimento pela Geometria, despertando o lado criativo e o raciocínio lógico-matemático. Desse modo apresentamos um trabalho realizado com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I que tem como foco as atividades práticas realizadas com os alunos no ensino do conteúdo de Geometria aplicada, contextualizadas nos vários momentos da reforma estrutural por qual passava a escola. Foi usada nessa contextualização atividades práticas que priorizaram a metodologia de Resolução de Problemas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subjectEnsino de Geometriapt_BR
dc.subjectInvestigações Matemáticaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMatematica  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherGeometria  Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA metodologia de resolução de problemas como proposta para o ensino de geometria aliado à reforma da Escola Municipal Conceição Lima Guimarãespt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
acpp_final_tania.pdf5.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.