Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQPR9
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | A metodologia de resolução de problemas como proposta para o ensino de geometria aliado à reforma da Escola Municipal Conceição Lima Guimarães |
Authors: | Tania Guimaraes Camara Damaso |
First Advisor: | Wagner Ahmad Auarek |
Abstract: | Esta monografia foi desenvolvida com a intenção de contribuir na compreensão dos professores sobre o tema resolução de problemas enquanto uma ferramenta para o ensino de Geometria, propiciando aulas mais dinâmicas, envolventes, participativas e consequentemente uma aprendizagem significativa para os alunos. Para tanto, a metodologia da Resolução de Problemas para o ensino da matemática se configura, neste trabalho, como uma proposta que possibilita suprir as defasagens e as dificuldades dos alunos em entenderem conteúdos de geometria. Vários autores apontam que a Resolução de Problemas instiga a curiosidade dos alunos e desperta um maior interesse e envolvimento pela Geometria, despertando o lado criativo e o raciocínio lógico-matemático. Desse modo apresentamos um trabalho realizado com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I que tem como foco as atividades práticas realizadas com os alunos no ensino do conteúdo de Geometria aplicada, contextualizadas nos vários momentos da reforma estrutural por qual passava a escola. Foi usada nessa contextualização atividades práticas que priorizaram a metodologia de Resolução de Problemas. |
Subject: | Educação Matematica Estudo e ensino Geometria Estudo e ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQPR9 |
Issue Date: | 28-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
acpp_final_tania.pdf | 5.51 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.