Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQPY7
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Tania Aretuza Ambrizi Gebara | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Wagner Ahmad Auarek | pt_BR |
dc.creator | Valéria Aparecida Carlos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-09T23:40:22Z | - |
dc.date.available | 2019-08-09T23:40:22Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-28 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQPY7 | - |
dc.description.resumo | Atualmente o debate sobre a igualdade étnico-racial nas escolas tem sido realizado com o intuito de influenciar práticas educativas e políticas públicas do campo educacional que favoreçam o reconhecimento e a celebração da diversidade, considerando principalmente a eqüidade étnico-racial. Ainda é um desafio a implementação da Lei no 10.639/2003 de acordo com as indicações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, principalmente no tocante à organização curricular e interdisciplinaridade. Este estudo tem acento no campo da Educação Matemática, e busca refletir sobre as contribuições que esta disciplina pode proporcionar na interface com as orientações e ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Abordaremos um plano de ação que analisa a elaboração e interpretação de gráficos e tabelas, a partir de discussões acerca da temática das relações étnico-raciais com alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública pertencente à Rede Municipal de Congonhas-MG. Pretende-se com este trabalho que os estudantes sejam capazes de coletar, organizar, comunicar e interpretar dados, utilizando tabelas e gráficos no intuito que os mesmos possam descrever e interpretar sua realidade, assim como contribuir para uma educação anti-racista neste nível de ensino. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Relações Raciais | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Gráficos e Tabelas | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Matematica Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Relações etnicas | pt_BR |
dc.subject.other | Matemática Graficos, tabelas, etc | pt_BR |
dc.title | Gráficos e tabelas: um estudo sobre Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
trabalho_final_valeria__1_.pdf | 739.47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.