Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQPY7
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Tania Aretuza Ambrizi Gebarapt_BR
dc.contributor.referee1Wagner Ahmad Auarekpt_BR
dc.creatorValéria Aparecida Carlospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T23:40:22Z-
dc.date.available2019-08-09T23:40:22Z-
dc.date.issued2012-07-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQPY7-
dc.description.resumoAtualmente o debate sobre a igualdade étnico-racial nas escolas tem sido realizado com o intuito de influenciar práticas educativas e políticas públicas do campo educacional que favoreçam o reconhecimento e a celebração da diversidade, considerando principalmente a eqüidade étnico-racial. Ainda é um desafio a implementação da Lei no 10.639/2003 de acordo com as indicações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, principalmente no tocante à organização curricular e interdisciplinaridade. Este estudo tem acento no campo da Educação Matemática, e busca refletir sobre as contribuições que esta disciplina pode proporcionar na interface com as orientações e ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Abordaremos um plano de ação que analisa a elaboração e interpretação de gráficos e tabelas, a partir de discussões acerca da temática das relações étnico-raciais com alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública pertencente à Rede Municipal de Congonhas-MG. Pretende-se com este trabalho que os estudantes sejam capazes de coletar, organizar, comunicar e interpretar dados, utilizando tabelas e gráficos no intuito que os mesmos possam descrever e interpretar sua realidade, assim como contribuir para uma educação anti-racista neste nível de ensino.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações Raciaispt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectGráficos e Tabelaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMatematica  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherRelações etnicaspt_BR
dc.subject.otherMatemática  Graficos, tabelas, etcpt_BR
dc.titleGráficos e tabelas: um estudo sobre Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
trabalho_final_valeria__1_.pdf739.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.