Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9RWPQJ
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Auditoria interna convencional e auditoria interna baseada em riscos: estudo sobre a importância da auditoria interna no fortalecimento dos controles internos, no gerenciamento de riscos e no suporte de governança corporativa
Autor(es): Paulo Pinheiro Junhior
primer Tutor: Carlos Mauricio Vieira
Resumen: Este trabalho apresenta um estudo sobre a evolução da auditoria interna com foco nos controles internos e na gestão de riscos. Os conceitos de controle interno, gestão de riscos e governança corporativa foram apresentados no referencial teórico. O conceito de auditoria interna baseada em riscos foi desenvolvido inicialmente com a apresentação de um caso prático de gestão de riscos. O estudo mostra o impacto da evolução desses conceitos no modo de atuação dos auditores internos. As novas abordagens de controles internos com enfoque na gestão de riscos, a expansão e valorização da auditoria interna, nos últimos anos, devido ao aumento das exigências no mercado de capitais em relação à robustez da estrutura de controles internos das empresas aumentaram a importância da auditoria interna no contexto da governança corporativa. O estudo é suportado por uma análise qualitativa dos dados. O posicionamento da auditoria interna foi analisado por meio de uma pesquisa on-line de fonte secundária. Os participantes eram constituídos por diretores de auditoria, diretores gerais, diretores financeiros, diretores de riscos, diretores de compliance e diretores jurídicos. Esse estudo mostra a importância crescente da gestão de riscos e as expectativas cada vez maiores dos stakeholders em relação à participação da auditoria interna no desafio da gestão de riscos, para oferecer benefícios ao negócio. Para que o apoio da auditoria interna aos esforços organizacionais de gestão de riscos seja eficiente, o padrão mínimo de desempenho precisa aumentar. Auditores e Stakeholders devem manter um diálogo constante sobre os riscos da empresa, para que a auditoria interna seja realmente eficiente. As organizações enfrentam uma quantidade elevada de riscos. O entendimento entre auditores e stakeholders sobre os riscos mais críticos é essencial para a alocação eficiente de recursos. Na ausência desse entendimento, a auditoria pode deixar de direcionar recursos às áreas consideradas mais importantes pelos stakeholders, perdendo assim a oportunidade de adicionar valor ao negócio. Os stakeholders definiram a função tradicional da auditoria interna de auditar os controles financeiros e a conformidade como a mais importante, mas a assessoria sobre riscos e controles vem bem perto, em segundo lugar. A auditoria interna deve fornecer a auditoria tradicional com análises aprofundadas e perspectivas de negócio. Diante das demandas, a auditoria interna precisa atuar no novo nível, direcionando o monitoramento de riscos e a auditoria com base em avaliações de cima para baixo dos riscos estratégicos, concentrando recursos nos riscos críticos, fornecendo análises mais aprofundadas e usando técnicas mais eficientes de comunicação.
Asunto: Auditoria
Auditoria interna
Controladoria
Contabilidade
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9RWPQJ
Fecha del documento: 31-oct-2014
Aparece en las colecciones:Especialização em Auditoria Externa

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia.pdf888.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.