Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9SQFL6
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dc.contributor.advisor1Eulita Maria Barcelospt_BR
dc.contributor.referee1Isolda de Cerqueira Cruzpt_BR
dc.creatorLuciana Piovezan Fernandes Figueredopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T03:07:18Z-
dc.date.available2019-08-13T03:07:18Z-
dc.date.issued2014-08-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9SQFL6-
dc.description.abstractSpontaneous demand in Basic Health Units has the basic health units has increased based on criteria used to classify risk in hospitals. However, the basic health units work with programmed schedules and with the care of cases with acute complaints, known as spontaneous demand. Many users already have an idea to get an appointment is necessary to arrive at dawn in the queues. This is a reality that tends to improve with the implementation of the risk classification system with risk classification, where customers are served according to their priorities, and not in order of arrival, but this issue is often cultural and may take time to adaptation of the population. This work aims to organize user embracement in Basic Health Unit, so that patients will be attended according to their priority, and not in order of arrival or passwords. It is a qualitative study. It is expected expected to achieve a better understanding of the Patient care team and the population, saving time and enhancing the quality of health care.pt_BR
dc.description.resumoA demanda espontânea dentro das unidades básicas de saúde tem aumentado, tendo em vista os critérios utilizados para classificação de risco nos hospitais. No entanto, as unidades básicas de saúde trabalham com agendas programadas e com o atendimento de casos com queixas agudas, conhecidos como demanda espontânea. Muitos usuários já possuem uma idéia que para conseguir uma consulta é necessário chegar de madrugada nas filas. Esta é uma realidade que tende melhorar com a implantação do acolhimento com classificação de risco, onde os usuários são atendidos de acordo com suas prioridades, e não por ordem de chegada, mas, esta questão muitas vezes é cultural e pode levar um tempo para a adaptação da população. Este trabalho tem o objetivo de organizar o atendimento nas UBS, de forma que, os pacientes serão atendidos de acordo com a sua prioridade, e não por ordem de chegada ou por senhas. O projeto de intervenção elaborado foi baseado no Planejamento Estratégico Situacional (PES) estudado no Módulo de Planejamento e Ações de Saúde de autoria Campos; Faria e Santos, (2010) na Unidade Didática I. Espera-se alcançar um melhor esclarecimento da equipe de saúde e da população, otimizando o tempo e ganhando qualidade de serviço.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtenção Básicapt_BR
dc.subjectAcolhimentopt_BR
dc.subjectDemanda de Serviço em Saúdept_BR
dc.subject.otherSaúde da famíliapt_BR
dc.titleAcolhimento com classificação de risco na Atenção Básica: projeto de intervençãopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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