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Tipo: Monografias de Especialização
Título: Qualidade da atenção pré-natal na Estratégia Saúde da Família: revisão de literatura
Autor(es): Izabella Vieira dos Santos Sena
Primeiro Orientador: Bruno Leonardo de Castro Sena
Primeiro membro da banca : Angela Cristina Labanca de Araújo
Resumo: O período pré-natal é uma época de preparação física e psicológica para o parto e para a maternidade e, como tal, é um momento de intenso aprendizado e uma oportunidade para os profissionais da equipe de saúde desenvolver a educação como dimensão do processo de cuidar. Deve ser organizado para atender às reais necessidades da população de gestantes por meio da utilização de conhecimentos técnico-científicos e recursos adequados e disponíveis para cada caso. A avaliação do pré-natal pode contribuir para melhorar a assistência às gestantes, diminuindo os índices de morbimortalidade materna e perinatal. Esse trabalho têm como objetivo levantar na literatura, artigos que mostrem a qualidade da assistência pré-natal no Brasil e relacioná-los às principais dificuldades para a realização de um pré-natal adequado. Como metodologia, utilizou-se a revisão de literatura, onde foram pesquisados artigos com base em bibliografias eletrônicas SciELO e LILACS,com trabalhos realizados entre os anos 2005 a 2013. Concluiu-se que a atenção Pré-Natal no Brasil ainda é inadequada, vários artigos pesquisados apresentaram falhas graves como: falta de acesso das gestantes, falta de vinculação, falta de capacitação dos profissionais, falta de recursos para realização de exames. Com isso, observou-se que é preciso investir na assistência Pré-Natal de forma integral, os profissionais de saúde precisam ser capacitados, e conscientizados sobre a qualidade do Pré-Natal, bem como se interar dos protocolos clínicos pré-estabelecidos.
Abstract: The prenatal period is a time of physical and psychological preparation for childbirth and motherhood and , as such , is a time of intense learning and an opportunity for professionals in the health care team to develop education as a dimension of the process of care . It should be organized to meet the real needs of the pregnant population through the use of technical and scientific knowledge and appropriate and available features for each case. A review of prenatal care can contribute to improving care for pregnant women , reducing rates of maternal mortality and perinatal. This work aim to raise in the literature , articles that show the quality of prenatal care in Brazil and relate them to main difficulties in performing adequate prenatal care. How Methodology , used the Literature Review , where articles based on electronic bibliographies SciELO and LILACS, with work carried out between the years 2005 to 2013 were surveyed . In conclusion, prenatal care in Brazil is still inadequate , several articles surveyed had serious flaws such as lack of access of pregnant women , lack of binding , lack of professional training, lack of resources for exams . With this, we observe that we need to invest in prenatal care holistically, health professionals need to be trained and made aware of the quality of antenatal and iterating the pre-established clinical protocols.
Assunto: Saúde da família
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9SRMSL
Data do documento: 7-Jun-2014
Aparece nas coleções:Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD

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