Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9TDQPQ
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Percepção da equipe de enfermagem sobre o uso da simulação realística como método de ensino em ressuscitação cardiopulmonar: projeto de pesquisa
Autor(es): Letícia Teixeira Quaresma
primer Tutor: Raissa Silva Souza
Resumen: O atendimento de uma parada cardiorrespiratória é um dos pontos críticos no atendimento ao paciente adulto, sendo o papel da enfermagem de grande importância para o sucesso do atendimento. A capacitação da equipe se torna fundamental neste processo, sendo o uso de simulação realística um método de estratégia de ensino cada vez mais utilizada. Sendo assim, o projeto de pesquisa aqui apresentado tem por objetivo analisar a percepção da equipe deenfermagem de um hospital privado de grande porte do interior de Minas Gerais sobre o uso da simulação realística como estratégia de ensino da ressuscitação cardiopulmonar. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, sendo a técnica de grupo focal utilizada para acoleta de dados. Os dados serão analisados por meio da análise de conteúdo. Acreditamos que os resultados deste trabalho poderão ajudar identificar as potencialidades e dificuldades da simulação realística como estratégia de ensino em parada cardiorrespiratória.
Abstract: The cardiac arrest is one of the critical points in a adult patient care, and the nursing role has a great importance for the success of the service. The training team becomes crucial in this process, and the use of realistic simulation of a method increasingly used teaching strategy.The research project aims to analyze the nurses perception on the use of realistic simulation as cardiopulmonary resuscitation teaching strategy at a private hospital in Minas Gerais. This is a qualitative approach and uses the focus group as technique for data collection. The data will be analyzed using content analysis. We believe the results of this study may help identify the strengths and difficulties of realistic simulation as a teaching strategy in cardiopulmonary arrest.
Asunto: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9TDQPQ
Fecha del documento: 15-feb-2014
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc_let_cia_para_inclus_o_folha_de_aprova__o__2_.pdf105.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.