Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ZMRO-7H7MHF
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Andrea Maria Duarte Vargaspt_BR
dc.contributor.advisor-co1Efigenia Ferreira e Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee1Maria Jose Menezes Britopt_BR
dc.contributor.referee2Marcos Azeredo Furquim Werneckpt_BR
dc.creatorThalita Thyrza de Almeida Santa Rosapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T09:04:32Z-
dc.date.available2019-08-12T09:04:32Z-
dc.date.issued2005-03-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ZMRO-7H7MHF-
dc.description.abstractThis study aimed at knowing the influence of supervised internship in the formation of dental students at UFMG. Based on qualitative methodology data collection used the focal group technique. Sample size was of fifteen students which took place in groups before and after finishing the discipline. After data evaluation four great themes emerged: expectations and internship process, public health service and understanding of the health and disease process. It was concluded that supervised internship was seen as a transition between academic and professional lives; little attention given to social sciences and the public health service in previous graduation semesters made the students insertion in the health service harder; low living standards of the population and the existence of an organized and efficient health system was faced with surprise by the students, and that experiences undertaken during internship had wakened them up for patient attention based on warm welcome and health care.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foi realizado com o objetivo de conhecer a influência da disciplina Estágio Supervisionado na formação de estudantes do último período do curso de Odontologia da UFMG. Baseando-se em metodologia qualitativa realizou-se a coleta de dados utilizando-se a técnica de grupo focal. A amostra constituiu-se de 15 (quinze) estudantes do último período do curso de graduação, os quais participaram dos grupos em dois momentos distintos: antes e após a conclusão da disciplina. Durante o tratamento dos dados emergiram 4 grandes temas: expectativas acerca do Estágio Supervisionado, realização do Estágio Supervisionado, o serviço público de saúde e compreensão do processo saúde doença. Pela análise das discussões concluiu-se que o Estágio Supervisionado é visto como transição entre a vida acadêmica e o mundo profissional; que a pouca ênfase dada às ciências sociais e ao serviço público de saúde durante os períodos anteriores da graduação dificultou a inserção dos estudantes no serviço de saúde nos momentos iniciais do estágio; que as precárias condições de vida da população do interior e a existência de serviços públicos de saúde que são organizados e resolutivos foram constatadas com surpresa pelos estudantes e que as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado despertaram para um atendimento pautado no acolhimento ao paciente e no cuidado à saúde.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEducação em Odontologiapt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subject.otherEstágios em Odontologiapt_BR
dc.subject.otherEducação em Odontologiapt_BR
dc.titleA influência do estágio supervisionado na formação de estudantes do curso de odontologia da UFMGpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_mestrado___thalita_thyrza_de_almeida_santa_rosa.pdf693.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.