Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/30093
Tipo: Dissertação
Título: A dependência comportamental aprendida no contexto da relação entre idosos e seus cuidadores informais
Autor(es): Thaís da Silva Brito
primer Tutor: Pricila Cristina Correa Ribeiro
primer miembro del tribunal : Orestes Diniz Neto
Segundo miembro del tribunal: Samila Sathier Tavares Batistoni
Resumen: Diante do fenômeno de envelhecimento populacional, nos últimos 60 anos, ampliaram-se os estudos no campo da psicologia do envelhecimento o que contribuiu para ampliação teórica e prática da gerontologia. Entre essas contribuições, destaca-se a teoria de Margret Baltes, elaborada entre as décadas de 1980 e 1990, que tem como princípio a compreensão da dependência comportamental aprendida. O presente estudo objetivou revisar o conceito de dependência comportamental aprendida e sua aplicação no contexto de cuidado informal do idoso. Para a realização da revisão conceitual, foram feitas buscas bibliográficas utilizando o Portal Periódico CAPES, o banco de dados da biblioteca virtual de saúde (BVS), biblioteca virtual em psicologia (PePSIC) e Scientific Electronic Library Online (Scielo). Além disso, foi conduzido um estudo empírico que objetivou verificar comportamentos emitidos por idosos e seus cuidadores informais durante a interação estabelecida na atividade de alimentação do idoso. A observação sistemática foi realizada no ambiente domiciliar de 14 idosos e seus 14 cuidadores. O procedimento de coleta envolveu a análise de prontuário dos idosos usuários do Instituto Jenny Andrade Faria do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, a fim de estabelecer os níveis de fragilização da amostra, e a observação dos momentos de alimentação dos idosos onde há a presença dos seus cuidadores. A partir do estudo de revisão, verificou-se que comportamentos emitidos por cuidadores de idosos de reforço a dependência estão associados ao aumento de dependência e diminuição da autonomia em idosos. A partir da observação sistemática, verificou-se que a emissão de comportamentos de dependência e de menor engajamento em atividades foi mais frequente em idosos em risco de fragilização, apesar deste grupo ser independente em grande parte das atividades do dia a dia. Concluiuse que idosos e cuidadores emitiam comportamentos reforçadores da dependência do idoso e baixa emissão de comportamentos emitidos por cuidadores que reforçavam a independência em idosos.
Abstract: Faced with the phenomenon of population aging, in the last 60 years, studies in the field of aging psychology have been expanded, which contributed to the theoretical and practical extension of gerontology. Among these contributions, we highlight the Margret Baltes theory, elaborated between the 1980s and 1990s, whose principle is the understanding of the behavioral dependence learned. The present study aimed to review the concept of behavioral dependence learned and its application in the informal care context of the elderly. For the conceptual review, bibliographic searches were done using the CAPES Periodic Portal, the virtual health library database (VHL), virtual library in psychology (PePSIC) and Scientific Electronic Library Online (Scielo). In addition, an empirical study was conducted that aimed to verify behaviors emitted by the elderly and their informal caregivers during the interaction established in the feeding activity of the elderly. Systematic observation was performed in the home environment of 14 elderly and their 14 caregivers. The collection procedure involved the analysis of medical records of the elderly users of the Jenny Andrade Faria Institute of the Hospital das Clínicas of Belo Horizonte, in order to establish the fragilization levels of the sample, and the observation of feeding moments of the elderly where the presence of their caregivers. From the review study, it was verified that behaviors emitted by caregivers of elderly dependence reinforcement are associated with increased dependence and decreased autonomy in the elderly. From the systematic observation, it was verified that the emission of dependency behaviors and less engagement in activities was more frequent in the elderly at risk of embryo breakdown, although this group is independent in a great part of the dayto-day activities. It was concluded that elderly and caregivers emitted behaviors reinforcing the dependence of the elderly and low emission of behaviors emitted by caregivers that reinforced the independence in the elderly.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30093
Fecha del documento: 11-dic-2018
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
ENTREGAR SECRETARIA DISSERTACAO.pdfAberto1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.