Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30093
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pricila Cristina Correa Ribeiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7438450022515859pt_BR
dc.contributor.referee1Orestes Diniz Netopt_BR
dc.contributor.referee2Samila Sathier Tavares Batistonipt_BR
dc.creatorThaís da Silva Britopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7856646392159782pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T11:38:38Z-
dc.date.available2019-09-24T11:38:38Z-
dc.date.issued2018-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/30093-
dc.description.abstractFaced with the phenomenon of population aging, in the last 60 years, studies in the field of aging psychology have been expanded, which contributed to the theoretical and practical extension of gerontology. Among these contributions, we highlight the Margret Baltes theory, elaborated between the 1980s and 1990s, whose principle is the understanding of the behavioral dependence learned. The present study aimed to review the concept of behavioral dependence learned and its application in the informal care context of the elderly. For the conceptual review, bibliographic searches were done using the CAPES Periodic Portal, the virtual health library database (VHL), virtual library in psychology (PePSIC) and Scientific Electronic Library Online (Scielo). In addition, an empirical study was conducted that aimed to verify behaviors emitted by the elderly and their informal caregivers during the interaction established in the feeding activity of the elderly. Systematic observation was performed in the home environment of 14 elderly and their 14 caregivers. The collection procedure involved the analysis of medical records of the elderly users of the Jenny Andrade Faria Institute of the Hospital das Clínicas of Belo Horizonte, in order to establish the fragilization levels of the sample, and the observation of feeding moments of the elderly where the presence of their caregivers. From the review study, it was verified that behaviors emitted by caregivers of elderly dependence reinforcement are associated with increased dependence and decreased autonomy in the elderly. From the systematic observation, it was verified that the emission of dependency behaviors and less engagement in activities was more frequent in the elderly at risk of embryo breakdown, although this group is independent in a great part of the dayto-day activities. It was concluded that elderly and caregivers emitted behaviors reinforcing the dependence of the elderly and low emission of behaviors emitted by caregivers that reinforced the independence in the elderly.pt_BR
dc.description.resumoDiante do fenômeno de envelhecimento populacional, nos últimos 60 anos, ampliaram-se os estudos no campo da psicologia do envelhecimento o que contribuiu para ampliação teórica e prática da gerontologia. Entre essas contribuições, destaca-se a teoria de Margret Baltes, elaborada entre as décadas de 1980 e 1990, que tem como princípio a compreensão da dependência comportamental aprendida. O presente estudo objetivou revisar o conceito de dependência comportamental aprendida e sua aplicação no contexto de cuidado informal do idoso. Para a realização da revisão conceitual, foram feitas buscas bibliográficas utilizando o Portal Periódico CAPES, o banco de dados da biblioteca virtual de saúde (BVS), biblioteca virtual em psicologia (PePSIC) e Scientific Electronic Library Online (Scielo). Além disso, foi conduzido um estudo empírico que objetivou verificar comportamentos emitidos por idosos e seus cuidadores informais durante a interação estabelecida na atividade de alimentação do idoso. A observação sistemática foi realizada no ambiente domiciliar de 14 idosos e seus 14 cuidadores. O procedimento de coleta envolveu a análise de prontuário dos idosos usuários do Instituto Jenny Andrade Faria do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, a fim de estabelecer os níveis de fragilização da amostra, e a observação dos momentos de alimentação dos idosos onde há a presença dos seus cuidadores. A partir do estudo de revisão, verificou-se que comportamentos emitidos por cuidadores de idosos de reforço a dependência estão associados ao aumento de dependência e diminuição da autonomia em idosos. A partir da observação sistemática, verificou-se que a emissão de comportamentos de dependência e de menor engajamento em atividades foi mais frequente em idosos em risco de fragilização, apesar deste grupo ser independente em grande parte das atividades do dia a dia. Concluiuse que idosos e cuidadores emitiam comportamentos reforçadores da dependência do idoso e baixa emissão de comportamentos emitidos por cuidadores que reforçavam a independência em idosos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDependênciapt_BR
dc.subjectCuidadorpt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.titleA dependência comportamental aprendida no contexto da relação entre idosos e seus cuidadores informaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENTREGAR SECRETARIA DISSERTACAO.pdfAberto1.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.