Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/30102
Tipo: Dissertação
Título: Análise numérica da aplicação do controle ativo de arrasto em um modelo automobilístico simples
Autor(es): Valdson Henrique Prado Gonçalves
Primeiro Orientador: Rudolf Huebner
Primeiro membro da banca : Rudolf Huebner
Segundo membro da banca: Paulo Vinicius Trevizoli
Terceiro membro da banca: Guilherme de Souza Papini
Resumo: O controle de escoamento é uma das estratégias mais utilizadas em pesquisas atuais em aerodinâmica veicular, principalmente em relação a redução do arrasto aerodinâmico de modelos automobilísticos simples. A análise numérica da aplicação do controle ativo de escoamento no corpo de Ahmed com ângulo traseiro de 90 foi realizada com o objetivo de redução do coeficiente de arrasto do modelo. Inicialmente, foram realizadas simulações em regime transiente do corpo de Ahmed sem o controle ativo, para U¥ = 20 m/s e Re = 3,6 x 105, baseado no comprimento do corpo, com a utilização do modelo de turbulência k-w SST, para validação da malha a partir de dados experimentais de CD e Cp encontrados na literatura. Injeção e sucção de ar com velocidades constantes foram aplicados na região traseira do corpo de Ahmed em dois casos para velocidades de injeção Uin j iguais a 1;5U¥ e 2;0U¥. Os resultados mostraram redução de 3,5%, para Uin j = 1;5U¥, e 4,1%, para Uin j = 2;0U¥, no coeficiente de arrasto do modelo. Foram feitas análises das características da esteira para os três casos investigados e foram observadas modificações nos campos de velocidade e pressão. Além disso, a eficiência em relação ao balanço de potência líquida foi avaliada nos dois casos do controle ativo.
Abstract: Flow control is one of the most used strategies in current vehicle aerodynamics research, especially in relation to the aerodynamic drag reduction of simple automobile models. Numerical analysis of active flow control application on squareback Ahmed body was performed to aim model drag coefficient reduction. At first, unsteady simulations of the Ahmed body without active control were done, with U¥ = 20m/s and Re = 3,6 x 106, based on body length, using SST k-w turbulence model, for mesh validation with CD and Cp experimental data found in the literature. Steady blowing and suction were applied at body rear in two cases, with blowing velocities equal to 1,5U¥ and 2,0U¥. This resulted in a model drag coefficient reduction of 3,5% for Uin j = 1,5U¥, and 4,1% for Uin j = 2,0U¥. The wake characteristics were analyzed for the three cases investigated and modifications in velocity and pressure fields were observed. In addition, the efficiency related with the net power balance was evaluated in both cases of the active control.
Assunto: Engenharia mecânica
Automóveis
Arrasto (Aerodinâmica)
Simulação (Computadores)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecanica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30102
Data do documento: 31-Mai-2019
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Valdson_Goncalves.pdf2.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.