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dc.contributor.advisor1Rudolf Huebnerpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9514309218273598pt_BR
dc.contributor.referee1Rudolf Huebnerpt_BR
dc.contributor.referee2Paulo Vinicius Trevizolipt_BR
dc.contributor.referee3Guilherme de Souza Papinipt_BR
dc.creatorValdson Henrique Prado Gonçalvespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0472055254925558pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T17:17:11Z-
dc.date.available2019-09-24T17:17:11Z-
dc.date.issued2019-05-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/30102-
dc.description.abstractFlow control is one of the most used strategies in current vehicle aerodynamics research, especially in relation to the aerodynamic drag reduction of simple automobile models. Numerical analysis of active flow control application on squareback Ahmed body was performed to aim model drag coefficient reduction. At first, unsteady simulations of the Ahmed body without active control were done, with U¥ = 20m/s and Re = 3,6 x 106, based on body length, using SST k-w turbulence model, for mesh validation with CD and Cp experimental data found in the literature. Steady blowing and suction were applied at body rear in two cases, with blowing velocities equal to 1,5U¥ and 2,0U¥. This resulted in a model drag coefficient reduction of 3,5% for Uin j = 1,5U¥, and 4,1% for Uin j = 2,0U¥. The wake characteristics were analyzed for the three cases investigated and modifications in velocity and pressure fields were observed. In addition, the efficiency related with the net power balance was evaluated in both cases of the active control.pt_BR
dc.description.resumoO controle de escoamento é uma das estratégias mais utilizadas em pesquisas atuais em aerodinâmica veicular, principalmente em relação a redução do arrasto aerodinâmico de modelos automobilísticos simples. A análise numérica da aplicação do controle ativo de escoamento no corpo de Ahmed com ângulo traseiro de 90 foi realizada com o objetivo de redução do coeficiente de arrasto do modelo. Inicialmente, foram realizadas simulações em regime transiente do corpo de Ahmed sem o controle ativo, para U¥ = 20 m/s e Re = 3,6 x 105, baseado no comprimento do corpo, com a utilização do modelo de turbulência k-w SST, para validação da malha a partir de dados experimentais de CD e Cp encontrados na literatura. Injeção e sucção de ar com velocidades constantes foram aplicados na região traseira do corpo de Ahmed em dois casos para velocidades de injeção Uin j iguais a 1;5U¥ e 2;0U¥. Os resultados mostraram redução de 3,5%, para Uin j = 1;5U¥, e 4,1%, para Uin j = 2;0U¥, no coeficiente de arrasto do modelo. Foram feitas análises das características da esteira para os três casos investigados e foram observadas modificações nos campos de velocidade e pressão. Além disso, a eficiência em relação ao balanço de potência líquida foi avaliada nos dois casos do controle ativo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecanicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectControle ativo de arrastopt_BR
dc.subjectSimulação computacionalpt_BR
dc.subjectCorpo de Ahmedpt_BR
dc.subject.otherEngenharia mecânicapt_BR
dc.subject.otherAutomóveispt_BR
dc.subject.otherArrasto (Aerodinâmica)pt_BR
dc.subject.otherSimulação (Computadores)pt_BR
dc.titleAnálise numérica da aplicação do controle ativo de arrasto em um modelo automobilístico simplespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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