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Tipo: Tese
Título: A framework for gamification of project-based software engineering education
Autor(es): Mauricío Ronny de Almeida Souza
primer Tutor: Eduardo Magno Lages Figueiredo
primer miembro del tribunal : Eduardo Magno Lages Figueiredo
Segundo miembro del tribunal: Claudia Maria Lima Werner
Tercer miembro del tribunal: Marco Túlio de Oliveira Valente
Cuarto miembro del tribunal: Raquel Oliveira Prates
Quinto miembro del tribunal: Christiane Anneliese Gresse von Wangenheim
Resumen: Balancing theory and practice is a recurring challenge in software engineering (SE) education. However, the curriculum guidelines of the ACM/IEEE and Brazilian Computer Society (SBC) emphasize the need of providing students with sufficient practical experiences, for the development of the competences expected for SE professional. Project and game based approaches have been largely used to address this necessity. Therefore, the goal of this thesis is the proposal of a framework to support the joint adoption of Project-Based Learning (PBL) and gamification to introduce practice in SE education. Following the design science paradigm, we conducted a series of literature and empirical studies for understanding the use of these educational methods to support software engineering education. Based on the lessons learned from these studies, we propose and evaluate GaPSEE, a framework to support lecturers in the planning and execution of practical assignments using principles of PBL and gamification. GaPSEE was evaluated in five case studies from three federal universities in Brazil. The result from interviews with 4 lecturers and responses of a survey with 76 students are indicative of positive perception about the use of GaPSEE to introduce practice in software engineering education. The main benefits noticed from the application of GaPSEE are related to increased students participation and interaction with lecturers, increased engagement and motivation of students, meaningful contextualization of practice, and having a roadmap of activities to guide and track the progress of students.
Abstract: Balancear teoria e prática é um desafio recorrente no ensino de engenharia de software. No entanto, as diretrizes curriculares da ACM / IEEE e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) enfatizam a necessidade de proporcionar aos alunos experiências práticas suficientes para o desenvolvimento das competências esperadas para os profissionais de engenharia de software. As abordagens baseadas em projetos e jogos têm sido amplamente utilizadas para atender a essa necessidade. Portanto, o objetivo desta tese é a proposta de um framework conceitual para apoiar a adoção conjunta de Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e gamificação para introduzir a prática na educação engenharia de software. Seguindo o paradigma de design science, realizamos uma série de estudos empíricos e de literatura para entender o uso desses métodos educacionais para apoiar o ensino de engenharia de software. Com base nas lições aprendidas desses estudos, propomos e avaliamos o GaPSEE, um framework para apoiar professores no planejamento e execução de tarefas práticas usando os princípios de PBL e gamificação. O GaPSEE foi avaliado em cinco estudos de caso, executados em três universidades federais no Brasil. O resultado de entrevistas com 4 professores e as respostas de uma pesquisa com 76 alunos são indicativos de uma percepção positiva sobre o uso do GaPSEE para introduzir a prática no ensino de engenharia de software. Os principais benefícios observados com a aplicação do GaPSEE estão relacionados ao aumento da participação e interação dos alunos com os professores, maior engajamento e motivação dos alunos, contextualização significativa da prática e um roteiro de atividades para orientar e acompanhar o progresso dos alunos.
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICEX - INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Portugal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/30106
Fecha del documento: 13-sep-2019
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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