Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/30143
Tipo: Dissertação
Título: Música e emoção: um estudo exploratório sobre o estabelecimento de ralações condicionais com estímulos musicais em crianças usuária de implante coclear
Autor(es): Raone Mateus Rodrigues
primer Tutor: Edson Massayuki Huziwara
primer Co-tutor: Ana Claudia Moreira Almeida Verdu
primer miembro del tribunal : Thaís Maura Marques
Segundo miembro del tribunal: Viviane Verdu Rico
Resumen: O objetivo do presente estudo foi descrever e ensinar relações condicionais entre estímulos musicais e faces expressando emoções em crianças usuárias de implante coclear. Participaram do procedimento 14 crianças usuárias de implante coclear com idades entre 6 e 11 anos e com tempo de ativação do implante entre 3 e 9 anos. O procedimento foi dividido em quatro etapas. A Etapa 1 teve como objetivo ensinar relações condicionais entre as frases faladas “Aponte feliz” e “Aponte triste” e suas respectivas faces emocionais. A Etapa 2 teve como objetivo avaliar se os participantes eram capazes de relacionar condicionalmente estímulos musicais de tonalidades maiores e menores às faces expressando emoções de felicidade e tristeza, respectivamente. A Etapa 3 teve como objetivo ensinar tais relações condicionais. A Etapa 4 teve como objetivo verificar a generalização do treino proposto para estímulos musicais novos. Os resultados obtidos indicam que o resultado geral da Etapa 4 foi significativamente maior do que o resultado geral da Etapa 2 (Z = -2.207; p = 0.027). Apesar disso, o desempenho na Etapa 3 foi próximo ao nível do acaso, o que sugere a necessidade da adoção de outras estratégias metodológicas de ensino com o objetivo de facilitar a tarefa em procedimentos futuros.
Abstract: The aim of the present study was to describe and teach conditional relations between musical stimuli and emotional faces for children with cochlear implants. Fourteen children with cochlear implant aged between 6 and 11 years and with implant experience between 3 and 9 years participated in this procedure. The procedure was divided into four stages. Step 1 aimed to teach conditional relations between the phrases "Point to Happy" and "Point to Sad" and their respective emotional faces. Step 2 aimed to evaluate the initial repertoire of the participants, verifying if they were already able to conditionally relate musical stimuli of major and minor modes respectively to the representative faces of happiness and sadness. Step 3 aimed to teach conditional relationships between major and minor modes and their respective emotional faces. Step 4 aimed to verify the generalization of the training proposed for new musical stimuli. The results obtained indicate that the overall result of Step 4 was significantly higher than the overall result of Step 2 (Z = -2.207, p = 0.027). Despite this, the performance in Step 3 was close to the level of chance, which suggests the need to adopt other methodological strategies to facilitate the task in future procedures.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Portugal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/30143
Fecha del documento: 18-feb-2019
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertação_Raone Rodrigues.pdfAberto785.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons