Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30143
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Edson Massayuki Huziwarapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4671775690334406pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ana Claudia Moreira Almeida Verdupt_BR
dc.contributor.referee1Thaís Maura Marquespt_BR
dc.contributor.referee2Viviane Verdu Ricopt_BR
dc.creatorRaone Mateus Rodriguespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4204072931974721pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-30T13:16:01Z-
dc.date.available2019-09-30T13:16:01Z-
dc.date.issued2019-02-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/30143-
dc.description.abstractThe aim of the present study was to describe and teach conditional relations between musical stimuli and emotional faces for children with cochlear implants. Fourteen children with cochlear implant aged between 6 and 11 years and with implant experience between 3 and 9 years participated in this procedure. The procedure was divided into four stages. Step 1 aimed to teach conditional relations between the phrases "Point to Happy" and "Point to Sad" and their respective emotional faces. Step 2 aimed to evaluate the initial repertoire of the participants, verifying if they were already able to conditionally relate musical stimuli of major and minor modes respectively to the representative faces of happiness and sadness. Step 3 aimed to teach conditional relationships between major and minor modes and their respective emotional faces. Step 4 aimed to verify the generalization of the training proposed for new musical stimuli. The results obtained indicate that the overall result of Step 4 was significantly higher than the overall result of Step 2 (Z = -2.207, p = 0.027). Despite this, the performance in Step 3 was close to the level of chance, which suggests the need to adopt other methodological strategies to facilitate the task in future procedures.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente estudo foi descrever e ensinar relações condicionais entre estímulos musicais e faces expressando emoções em crianças usuárias de implante coclear. Participaram do procedimento 14 crianças usuárias de implante coclear com idades entre 6 e 11 anos e com tempo de ativação do implante entre 3 e 9 anos. O procedimento foi dividido em quatro etapas. A Etapa 1 teve como objetivo ensinar relações condicionais entre as frases faladas “Aponte feliz” e “Aponte triste” e suas respectivas faces emocionais. A Etapa 2 teve como objetivo avaliar se os participantes eram capazes de relacionar condicionalmente estímulos musicais de tonalidades maiores e menores às faces expressando emoções de felicidade e tristeza, respectivamente. A Etapa 3 teve como objetivo ensinar tais relações condicionais. A Etapa 4 teve como objetivo verificar a generalização do treino proposto para estímulos musicais novos. Os resultados obtidos indicam que o resultado geral da Etapa 4 foi significativamente maior do que o resultado geral da Etapa 2 (Z = -2.207; p = 0.027). Apesar disso, o desempenho na Etapa 3 foi próximo ao nível do acaso, o que sugere a necessidade da adoção de outras estratégias metodológicas de ensino com o objetivo de facilitar a tarefa em procedimentos futuros.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Portugal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectImplante coclearpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEmoçãopt_BR
dc.subjectRelações condicionaispt_BR
dc.titleMúsica e emoção: um estudo exploratório sobre o estabelecimento de ralações condicionais com estímulos musicais em crianças usuária de implante coclearpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Raone Rodrigues.pdfAberto785.49 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons