Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/30239
Tipo: Dissertação
Título: Ativos intangíveis e a relevância da informação contábil para o mercado de capitais em empresas brasileiras
Título(s) alternativo(s): Intangible assets and the relevance of accounting information to the capital market in brazilian companies
Autor(es): Amanda de Carvalho Taroco Tavares
Primeiro Orientador: Laura Edith Taboada Pinheiro
Primeiro membro da banca : Laura Edith Taboada Pinheiro
Segundo membro da banca: Renata Turola Takamatsu
Terceiro membro da banca: Roberto Carlos Klann
Resumo: Na literatura financeira uma informação contábil é relevante a partir do momento que apresenta uma associação preditiva com o valor de mercado das organizações de acordo com Barth, Beaver e Landsman (2001). Sendo assim, o propósito desta pesquisa foi analisar a influência dos ativos intangíveis na relevância da informação contábil das empresas brasileiras listadas na B3. A pesquisa descreve o relacionamento entre os ativos intangíveis e o valor de mercado, os dados utilizados foram obtidos das demonstrações contábeis e esses analisados por meio de regressão de dados em painel, uma adaptação do modelo de Feltham e Ohlson (1995). . Para a pesquisa foram considerados dois períodos para a variável valor de mercado, primeiro e segundo trimestre da data de divulgação das demonstrações contábeis, ou seja, 31 de março e 30 de junho com tolerância de 5 dias. A amostra do estudo constitui-se de 156 e 154 empresas listadas na B3 no período de 2011 a 2017 para o primeiro e segundo período respectivamente. Os resultados permitiram identificar a influência positiva dos ativos intangíveis identificáveis e não identificáveis, o goodwill, na relevância da informação contábil. Tanto os ativos identificáveis quanto o goodwill são relevantes para o mercado de capitais brasileiro, ou seja, influenciam de forma positiva no valor das companhias pelo ponto de vista dos investidores. Por isso tudo, a pesquisa demonstra a importância da divulgação de ativos intangíveis, por agregarem valor de mercado para as empresas.
Abstract: In financial literature, accounting information is relevant from the moment it presents a predictive association with the market value of organizations according to Barth, Beaver and Landsman (2001). Thus, the purpose of this research was to analyze the influence of intangible assets on the relevance of accounting information of Brazilian companies listed in B3. The research describes the relationship between intangible assets and market value, the data used were obtained from the financial statements and those analyzed through panel data regression, an adaptation of the Feltham and Ohlson (1995) model. . For the research, two periods were considered for the market value variable, first and second quarter of the date of disclosure of the financial statements, that is, March 31 and June 30 with a tolerance of 5 days. The study sample consisted of 156 and 154 companies listed in B3 from 2011 to 2017 for the first and second period respectively. The results allowed us to identify the positive influence of identifiable and non-identifiable intangible assets, goodwill, on the relevance of accounting information. Both identifiable assets and goodwill are relevant to the Brazilian capital market, ie, they positively influence the value of companies from the investors' point of view. Therefore, the research demonstrates the importance of disclosing intangible assets, as they add market value to companies.
Assunto: Sistema de recuperação da informação
Contabilidade
Mercados de Capitais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30239
Data do documento: 28-Fev-2019
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