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dc.contributor.advisor1Laura Edith Taboada Pinheiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4162287E6&tokenCaptchar=03AOLTBLR6K-ovX1KHTd4rCwje9gbEmFVXGzpr1HCnE48i5YMcd61ilr0q2BvHwFghf3WMLalk6qKJZC4GaZb1Gf5uP6ODy1QWGDhkaEVo3vpdVbXML1ysAt5i2bt7zUIeYy0PG0UOje24BDYsUcips0mehgfeLXDV8S5DRYirHCv7LUUJHprTRUV2fnxTA6fHt4xCzCntXxyhs-tUn2BXC_bYXAEqZUJq_V5uYHm-VZHtuFUdpfoJDr6n_wQwB-BbadZpzk-M8zvww5Xag_5Ba-GIXeURkBBOTjv3ALO1m3S770uaFPa2mxm9P46_kLK-ajFmRKjHg50lexfokiSM1BnH_kLtMDgeEi0fLSg2d8papG3VrGzsm9nGzb4SOrmuUu831hhOW0swwXwQn8W6SHF-pLIxsTcbCrftY2GqtWeN5iZ29iqYHmcaXxOZzmsrQ4cEbI9b0A0tyffk4INTfL0kN3yUwVox4wpt_BR
dc.contributor.referee1Laura Edith Taboada Pinheiropt_BR
dc.contributor.referee2Renata Turola Takamatsupt_BR
dc.contributor.referee3Roberto Carlos Klannpt_BR
dc.creatorAmanda de Carvalho Taroco Tavarespt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8024284T5&tokenCaptchar=03AOLTBLRf3uFtGrPgfA8tG479QzQC2kR77XVZSDwDJ1w9kIoE9_c_jhbdS4tEor13pTFZnqQOFgbCzUIyEpyQa5JmbXC8scSr3g7f_m-CCpvTbI6IeT_23RM0hWE-c8Lesfa3xzMQAEyd47_71kbDMeyQfLlZpANxTZg_uQ55zvdo1327IBhuzUaioYE56UhOlXT1ex-PWl5g4XgTdp25_InCv9hI-5poCWtI0EXpA0O8F0J1Yjafk6sdnEFNJX2p-XaRHqatPcA3IGgGGLMlhcvC4vwSnX1h15eKzQ71zHO-g3Dh5VZb9TaAKQSZbrZKP5R8sWCvOVMkEDM0EJv7qOtT7Q1Bjzgf-RLZFibMvZlSqp5mpsGeLQ0NfAbk-VxbU-ikNQcY1L9n186aa_uMGQOsXXJtKW5sYDIoRi7ZWEH-EaJrkaJzzROTEldGUcFDFyBsCaNdtiGW0N5Ja5Num9DrOaFNi4hmqwpt_BR
dc.date.accessioned2019-10-10T13:37:21Z-
dc.date.available2019-10-10T13:37:21Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/30239-
dc.description.abstractIn financial literature, accounting information is relevant from the moment it presents a predictive association with the market value of organizations according to Barth, Beaver and Landsman (2001). Thus, the purpose of this research was to analyze the influence of intangible assets on the relevance of accounting information of Brazilian companies listed in B3. The research describes the relationship between intangible assets and market value, the data used were obtained from the financial statements and those analyzed through panel data regression, an adaptation of the Feltham and Ohlson (1995) model. . For the research, two periods were considered for the market value variable, first and second quarter of the date of disclosure of the financial statements, that is, March 31 and June 30 with a tolerance of 5 days. The study sample consisted of 156 and 154 companies listed in B3 from 2011 to 2017 for the first and second period respectively. The results allowed us to identify the positive influence of identifiable and non-identifiable intangible assets, goodwill, on the relevance of accounting information. Both identifiable assets and goodwill are relevant to the Brazilian capital market, ie, they positively influence the value of companies from the investors' point of view. Therefore, the research demonstrates the importance of disclosing intangible assets, as they add market value to companies.pt_BR
dc.description.resumoNa literatura financeira uma informação contábil é relevante a partir do momento que apresenta uma associação preditiva com o valor de mercado das organizações de acordo com Barth, Beaver e Landsman (2001). Sendo assim, o propósito desta pesquisa foi analisar a influência dos ativos intangíveis na relevância da informação contábil das empresas brasileiras listadas na B3. A pesquisa descreve o relacionamento entre os ativos intangíveis e o valor de mercado, os dados utilizados foram obtidos das demonstrações contábeis e esses analisados por meio de regressão de dados em painel, uma adaptação do modelo de Feltham e Ohlson (1995). . Para a pesquisa foram considerados dois períodos para a variável valor de mercado, primeiro e segundo trimestre da data de divulgação das demonstrações contábeis, ou seja, 31 de março e 30 de junho com tolerância de 5 dias. A amostra do estudo constitui-se de 156 e 154 empresas listadas na B3 no período de 2011 a 2017 para o primeiro e segundo período respectivamente. Os resultados permitiram identificar a influência positiva dos ativos intangíveis identificáveis e não identificáveis, o goodwill, na relevância da informação contábil. Tanto os ativos identificáveis quanto o goodwill são relevantes para o mercado de capitais brasileiro, ou seja, influenciam de forma positiva no valor das companhias pelo ponto de vista dos investidores. Por isso tudo, a pesquisa demonstra a importância da divulgação de ativos intangíveis, por agregarem valor de mercado para as empresas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelevância das Informações Contábeispt_BR
dc.subjectAtivos Intangíveispt_BR
dc.subjectMercado de Capitaispt_BR
dc.subject.otherSistema de recuperação da informaçãopt_BR
dc.subject.otherContabilidadept_BR
dc.subject.otherMercados de Capitaispt_BR
dc.titleAtivos intangíveis e a relevância da informação contábil para o mercado de capitais em empresas brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeIntangible assets and the relevance of accounting information to the capital market in brazilian companiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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