Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30339
Type: Tese
Title: A divulgação científica pelas universidades públicas brasileiras sob a perspectiva da lógica dominada por serviço
Authors: Inara Regina Batista da Costa
First Advisor: Ricardo Teixeira Veiga
First Referee: Márcio Augusto Gonçalves
Second Referee: Luiz Rodrigo Cunha Moura
Third Referee: Agnaldo Keiti Higuchi
metadata.dc.contributor.referee4: Celso Augusto de Matos
Abstract: O país tem vivido nos últimos anos uma crise política e econômica, a qual se reflete também nas universidades públicas. Os recursos escassos alinhados com o desconhecimento de pesquisas desenvolvidas nas universidades federais motivaram a análise do serviço de divulgação científica à luz da Lógica Dominada por Serviço (LDS), a partir da ótica de dois atores-chave: pesquisadores acadêmicos e assessorias de comunicação (denominadas divulgadores). O trabalho contribui na redução da lacuna literária sobre LDS na gestão pública e apresenta um modelo hipotético-dedutivo no qual testa, empiricamente, três axiomas da LDS (A2–cocriação de valor; A4–valor é singular; A5 – cocriação é coordenada institucionalmente) relacionando-os com valores pessoais em uma prestação de serviço. Optou-se pelos procedimentos de uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, de natureza aplicada e de objetivos exploratória e descritiva com entrevistas do tipo laddering, formulário com escalas de avaliação ordinal e do tipo Likert, amostragem não probabilística por acessibilidade e aplicação do teste de hipótese MannWhitney. Das 63 universidades federais no Brasil obteve-se 89% de participação dos divulgadores e 61% dos pesquisadores. Os resultados dos testes revelaram que no Axioma 2 da LDS (o valor é cocriado) os pesquisadores valorizam mais o relacionamento com a mídia do que os divulgadores (suporta H1). No Axioma 4 (o valor é emergente e singular) não há diferença de percepção dos benefícios gerados pela divulgação cientifica (não rejeita a H0) e no Axioma 5 (a cocriação de valor é coordenada institucionalmente) os divulgadores reconhecem mais do que os pesquisadores a importância de formalizar uma política e mecanismos de apoio para a divulgação científica (suporta H1). Os resultados sugerem, também, que os valores pertencimento (A2), ser bem respeitado (A4) e comprometimento (A5) contribuem na integração de recursos de diferentes atores presentes no ecossistema de serviço, possibilitando a cocriação de maior valor no serviço de divulgação científica.
Subject: Divulgação científica – Brasil
Universidades e faculdades públicas – Brasil
Comunicação nas organizações
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30339
Issue Date: 28-Jun-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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