Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/30357
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Interfaces entre fonoaudiologia e musicoterapia na interação social e linguagem no transtorno do espectro do autismo
Autor(es): Blenda Stephanie Alves e Castro
primer Tutor: Cybelle Maria Veiga Loureiro
Resumen: No contexto da Fonoaudiologia Clínica, a música se conjuga como uma estratégia terapêutica aliada às práticas convencionais, aprimoramento dos aspectos ligados à linguagem e comunicação, funções cognitivas e executivas, sociais, psicológicas e emocionais. Já a Musicoterapia é uma ciência que usa a música como ferramenta terapêutica principal, mediadora de respostas não musicais, entre elas sensoriais, emocionais, cognitivas e de comunicação. O objetivo deste estudo foi realizar uma pesquisa descritiva por meio de revisão bibliográfica integrativa da literatura nacional e internacional, a partir dos artigos sobre o tema, para disponibilizar aos fonoaudiólogos, musicoterapeutas e demais profissionais da saúde informações relativas à importância da interface da Fonoaudiologia com a Musicoterapia na intervenção de crianças com TEA, considerando a interação social e a linguagem. Os resultados deste trabalho apontaram escassez de estudos no Brasil acerca do tema para crianças nativas de Língua portuguesa brasileira. Porém, as pesquisas registradas na literatura internacional são em maior número e mostram que a intervenção utilizando Musicoterapia, bem como a música na terapia Fonoaudiológica, podem trazer benefícios significativos na área da linguagem e interação social no TEA.
Abstract: In the Clinical Speech Therapy context, music is conjugated as a therapeutic strategy allied to conventional practices, improving aspects related to language and communication, cognitive and executive, social, psychological and emotional functions. Already the Music Therapy is defined as a science that uses music as the main therapeutic tool, mediator of non-musical responses, including sensorial, emotional, cognitive and communication responses. The objective of this study was to conduct a integrative review of the national and international literature based on the subject articles provides speech therapists, music therapists and other health professionals with information regarding the needs of the interface between Speech Therapy and Music Therapy in the intervention of children with ASD, focusing the aspect of social interaction and language. The results of this study indicate few studies in Brazil on this topic focusing on children whose native language is Brazilian Portuguese. However, the research papers recorded in the international literature are in larger number and shows that the intervention using Music Therapy as well as music in Speech Therapy can bring significant benefits in the area of language and social interaction in ASD.
Asunto: Neurociência
Fonoaudiologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICB - DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E BIOFÍSICA
Curso: Curso de Especialização em Neurociências e Suas Fronteiras
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30357
Fecha del documento: 26-jun-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Neurociências e suas Fronteiras



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.