Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30357
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cybelle Maria Veiga Loureiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5470805433951697pt_BR
dc.creatorBlenda Stephanie Alves e Castropt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7964604869199868pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-14T17:23:19Z-
dc.date.available2019-10-14T17:23:19Z-
dc.date.issued2019-06-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/30357-
dc.description.abstractIn the Clinical Speech Therapy context, music is conjugated as a therapeutic strategy allied to conventional practices, improving aspects related to language and communication, cognitive and executive, social, psychological and emotional functions. Already the Music Therapy is defined as a science that uses music as the main therapeutic tool, mediator of non-musical responses, including sensorial, emotional, cognitive and communication responses. The objective of this study was to conduct a integrative review of the national and international literature based on the subject articles provides speech therapists, music therapists and other health professionals with information regarding the needs of the interface between Speech Therapy and Music Therapy in the intervention of children with ASD, focusing the aspect of social interaction and language. The results of this study indicate few studies in Brazil on this topic focusing on children whose native language is Brazilian Portuguese. However, the research papers recorded in the international literature are in larger number and shows that the intervention using Music Therapy as well as music in Speech Therapy can bring significant benefits in the area of language and social interaction in ASD.pt_BR
dc.description.resumoNo contexto da Fonoaudiologia Clínica, a música se conjuga como uma estratégia terapêutica aliada às práticas convencionais, aprimoramento dos aspectos ligados à linguagem e comunicação, funções cognitivas e executivas, sociais, psicológicas e emocionais. Já a Musicoterapia é uma ciência que usa a música como ferramenta terapêutica principal, mediadora de respostas não musicais, entre elas sensoriais, emocionais, cognitivas e de comunicação. O objetivo deste estudo foi realizar uma pesquisa descritiva por meio de revisão bibliográfica integrativa da literatura nacional e internacional, a partir dos artigos sobre o tema, para disponibilizar aos fonoaudiólogos, musicoterapeutas e demais profissionais da saúde informações relativas à importância da interface da Fonoaudiologia com a Musicoterapia na intervenção de crianças com TEA, considerando a interação social e a linguagem. Os resultados deste trabalho apontaram escassez de estudos no Brasil acerca do tema para crianças nativas de Língua portuguesa brasileira. Porém, as pesquisas registradas na literatura internacional são em maior número e mostram que a intervenção utilizando Musicoterapia, bem como a música na terapia Fonoaudiológica, podem trazer benefícios significativos na área da linguagem e interação social no TEA.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E BIOFÍSICApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Neurociências e Suas Fronteiraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectMusicoterapiapt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autísticopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subject.otherNeurociênciapt_BR
dc.subject.otherFonoaudiologiapt_BR
dc.titleInterfaces entre fonoaudiologia e musicoterapia na interação social e linguagem no transtorno do espectro do autismopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Neurociências e suas Fronteiras



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.