Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30390
Type: Dissertação
Title: Fragmento para escrever amor Barthes, Duras, Lacan
Authors: Giselle Gonçalves Mattos Moreira
First Advisor: Lucia Castello Branco
First Referee: Ram Avraham Mandil
Second Referee: Flávia Trocoli Xavier da Silva
Abstract: Este estudo, orientado pela formalização lacaniana de que “a prática da letra converge com o uso do inconsciente”, procura investigar de que maneira a escrita fragmentária se impõe como exigência para se dizer sobre aquilo que, do amor, resta avesso à narratividade. A partir de uma leitura de Fragmentos de um discurso amoroso, de Barthes; do livro Amor, de Duras; e do texto “O aturdito”, de Lacan, busca-se localizar a forma como cada um desses escritores é atravessado pela “exigência fragmentária” da escrita.
Abstract: Cette étude, guidée par la formalisation lacanienne selon laquelle "la pratique de la lettre converge avec l'usage de l'inconscient", cherche à comprendre comment l'écriture fragmentaire s'impose comme exigence pour dire sur quoi, de l'amour, reste comme revers de la narrativité. D'après une lecture de Fragments d'un discours amoureux, de Barthes; du livre L’amour, de Duras; et du texte "L’étourdit", de Lacan, on cherche à situer la manière dont chacun de ces écrivains est traversé par "l'exigence fragmentaire" de l'écriture.
Subject: Aturdito
Crítica e interpretação
Fragmentos de um discurso amoroso
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30390
Issue Date: 24-Jun-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Última revisão.pdf GISELLE.pdfAberto837.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.