Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/30425
Tipo: Dissertação
Título: O arranjo com atualização na performace de música popular: análises de versões do Corta-Jaca de Chiquinha Gonzaga
Autor(es): Guilherme Braga Veroneze Gomes
primer Tutor: Clifford Hill Korman
primer miembro del tribunal : Sheila Zagury
Segundo miembro del tribunal: Mauro Rodrigues
Tercer miembro del tribunal: Carlos Vicente de Lima Palombini
Resumen: Apresentamos pesquisa do tipo qualitativa, no campo de estudos da Performance Musical, que tem como objeto de estudo três versões da música Gaúcho (Corta-Jaca) da compositora Chiquinha Gonzaga. Como fonte de obtenção de dados, utilizamos os métodos de transcrição a partir dos fonogramas bem como o de entrevistas semiestruturadas com os músicos responsáveis pelas versões. De posse dos dados, realizamos análises musicais do ponto de vista do arranjo das versões. Como polo comparativo para as análises, elaboramos um tema para o Corta-Jaca, cujo processo de elaboração está exposto no trabalho. Buscamos entender, por meio das análises, como cada intérprete relaciona tema e arranjo, resultando em uma versão, ou em uma atualização da música. Para dar suporte a nossa pesquisa, discutiremos os conceitos de original, versão, tema e arranjo no contexto da música popular. Como resultado prático, apresentaremos arranjos elaborados a partir das práticas de arranjo encontradas no material analisado.
Abstract: We present a research of the qualitative type, in the field of studies of Musical Performance, whose object is to study three versions of the song Gaúcho (Corta-Jaca) by Chiquinha Gonzaga. As a source of data collection, we used transcription methods from phonograms as well as semi-structured interviews with the musicians responsible for the versions. With the data, we perform musical analysis from the point of view of the arrangement of the versions. As a comparative pole for the analyses, we elaborated a theme for the Corta-Jaca, and the process of elaboration of the same is also exposed in the work. We seek to understand, through analysis, how each performer relates theme and arrangement, resulting in a version, or an update of the song. To support our research, we will discuss the concepts of original, version, theme and arrangement in the context of popular music. As a practical result, we will present arrangements elaborated from the arrangement practices found in the analyzed material.
Asunto: Gonzaga, Chiquinha, 1847-1935
Arranjo (Música)
Música popular - Brasil
Música
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30425
Fecha del documento: 12-jul-2019
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
DISSERTAÇÃO - Guilherme Braga Veroneze Gomes.pdfAberto8.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.