Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/30425
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Clifford Hill Korman | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7185852622406413 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sheila Zagury | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mauro Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Carlos Vicente de Lima Palombini | pt_BR |
dc.creator | Guilherme Braga Veroneze Gomes | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1302398318654155 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-16T23:45:00Z | - |
dc.date.available | 2019-10-16T23:45:00Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/30425 | - |
dc.description.abstract | We present a research of the qualitative type, in the field of studies of Musical Performance, whose object is to study three versions of the song Gaúcho (Corta-Jaca) by Chiquinha Gonzaga. As a source of data collection, we used transcription methods from phonograms as well as semi-structured interviews with the musicians responsible for the versions. With the data, we perform musical analysis from the point of view of the arrangement of the versions. As a comparative pole for the analyses, we elaborated a theme for the Corta-Jaca, and the process of elaboration of the same is also exposed in the work. We seek to understand, through analysis, how each performer relates theme and arrangement, resulting in a version, or an update of the song. To support our research, we will discuss the concepts of original, version, theme and arrangement in the context of popular music. As a practical result, we will present arrangements elaborated from the arrangement practices found in the analyzed material. | pt_BR |
dc.description.resumo | Apresentamos pesquisa do tipo qualitativa, no campo de estudos da Performance Musical, que tem como objeto de estudo três versões da música Gaúcho (Corta-Jaca) da compositora Chiquinha Gonzaga. Como fonte de obtenção de dados, utilizamos os métodos de transcrição a partir dos fonogramas bem como o de entrevistas semiestruturadas com os músicos responsáveis pelas versões. De posse dos dados, realizamos análises musicais do ponto de vista do arranjo das versões. Como polo comparativo para as análises, elaboramos um tema para o Corta-Jaca, cujo processo de elaboração está exposto no trabalho. Buscamos entender, por meio das análises, como cada intérprete relaciona tema e arranjo, resultando em uma versão, ou em uma atualização da música. Para dar suporte a nossa pesquisa, discutiremos os conceitos de original, versão, tema e arranjo no contexto da música popular. Como resultado prático, apresentaremos arranjos elaborados a partir das práticas de arranjo encontradas no material analisado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | MUSICA - ESCOLA DE MUSICA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Versões de Chiquinha-Gonzaga | pt_BR |
dc.subject | Arranjo na música popular | pt_BR |
dc.subject | Atualização na música popular | pt_BR |
dc.subject | Piano brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Performace musical | pt_BR |
dc.subject.other | Gonzaga, Chiquinha, 1847-1935 | pt_BR |
dc.subject.other | Arranjo (Música) | pt_BR |
dc.subject.other | Música popular - Brasil | pt_BR |
dc.subject.other | Música | pt_BR |
dc.title | O arranjo com atualização na performace de música popular: análises de versões do Corta-Jaca de Chiquinha Gonzaga | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - Guilherme Braga Veroneze Gomes.pdf | Aberto | 8.88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.