Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30425
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Clifford Hill Kormanpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7185852622406413pt_BR
dc.contributor.referee1Sheila Zagurypt_BR
dc.contributor.referee2Mauro Rodriguespt_BR
dc.contributor.referee3Carlos Vicente de Lima Palombinipt_BR
dc.creatorGuilherme Braga Veroneze Gomespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1302398318654155pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-16T23:45:00Z-
dc.date.available2019-10-16T23:45:00Z-
dc.date.issued2019-07-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/30425-
dc.description.abstractWe present a research of the qualitative type, in the field of studies of Musical Performance, whose object is to study three versions of the song Gaúcho (Corta-Jaca) by Chiquinha Gonzaga. As a source of data collection, we used transcription methods from phonograms as well as semi-structured interviews with the musicians responsible for the versions. With the data, we perform musical analysis from the point of view of the arrangement of the versions. As a comparative pole for the analyses, we elaborated a theme for the Corta-Jaca, and the process of elaboration of the same is also exposed in the work. We seek to understand, through analysis, how each performer relates theme and arrangement, resulting in a version, or an update of the song. To support our research, we will discuss the concepts of original, version, theme and arrangement in the context of popular music. As a practical result, we will present arrangements elaborated from the arrangement practices found in the analyzed material.pt_BR
dc.description.resumoApresentamos pesquisa do tipo qualitativa, no campo de estudos da Performance Musical, que tem como objeto de estudo três versões da música Gaúcho (Corta-Jaca) da compositora Chiquinha Gonzaga. Como fonte de obtenção de dados, utilizamos os métodos de transcrição a partir dos fonogramas bem como o de entrevistas semiestruturadas com os músicos responsáveis pelas versões. De posse dos dados, realizamos análises musicais do ponto de vista do arranjo das versões. Como polo comparativo para as análises, elaboramos um tema para o Corta-Jaca, cujo processo de elaboração está exposto no trabalho. Buscamos entender, por meio das análises, como cada intérprete relaciona tema e arranjo, resultando em uma versão, ou em uma atualização da música. Para dar suporte a nossa pesquisa, discutiremos os conceitos de original, versão, tema e arranjo no contexto da música popular. Como resultado prático, apresentaremos arranjos elaborados a partir das práticas de arranjo encontradas no material analisado.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVersões de Chiquinha-Gonzagapt_BR
dc.subjectArranjo na música popularpt_BR
dc.subjectAtualização na música popularpt_BR
dc.subjectPiano brasileiropt_BR
dc.subjectPerformace musicalpt_BR
dc.subject.otherGonzaga, Chiquinha, 1847-1935pt_BR
dc.subject.otherArranjo (Música)pt_BR
dc.subject.otherMúsica popular - Brasilpt_BR
dc.subject.otherMúsicapt_BR
dc.titleO arranjo com atualização na performace de música popular: análises de versões do Corta-Jaca de Chiquinha Gonzagapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO - Guilherme Braga Veroneze Gomes.pdfAberto8.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.