Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/30612
Tipo: Dissertação
Título: Chão de passagem: o fazer artístico como errância
Autor(es): Bruno Gonçalves Oliveira Rios
primer Tutor: Maria Angelica Melendi de Biasizzo
primer miembro del tribunal : Eduardo Antonio de Jesus
Segundo miembro del tribunal: Brigida Moura Campbell Paes
Resumen: A presente dissertação propõe investigar as possíveis formas de um processo artístico realizar-se a partir do deslocamento. Para tal, foi tomado o gesto de caminhar, errar pelas ruas, como procedimento que potencializa a elaboração de questões de ordem filosófica, social, urbanística e estética. Ensejada como projeto acadêmico, a pesquisa foi também instaurada a partir da realização de trabalhos plásticos em regime de ateliê. A elaboração de cada obra foi contornada por um histórico de ações e procedimentos que discutiram ao longo da história – fazendo um recorte que inicia-se ao final do séc. XIX e estende-se pelo séc. XX até os dias de hoje – as potências no ato de caminhar a pé pelas ruas da cidade. O projeto como um todo configurou-se, assim, como período de imersão na investigação dessa prática e prevê a ampliação da discussão em torno dos seus conceitos e preceitos, bem como assume o fazer artístico como elemento aberto e múltiplo. Para além do texto que compõe esse volume, foi proposta uma exposição final com os trabalhos desenvolvidos até então. Nela, os apontamentos colocados aqui estão reverberados e espelhados em cada obra, dispostas no espaço expositivo como forma outra de tornar generosa a pesquisa, compartilhando com o público os caminhos percorridos nesses últimos dois anos.
Abstract: This dissertation proposes an investigation of possibili- ties for an artistic process developed on the idea of displacement. The gestures of walking and ramble in the streets were taken as procedures that strengthen the elaboration of philosophical, social, urbanistic and aesthetic questions. As an academic project, this research was also made through the accomplishment of art pieces in the studio. The creation of each piece was made connected to the historical investigation of other previous artistic actions and procedures discussed throughout history – starting at the end of the XIX century, passing through the beginning of the XX century and coming up to the presents days – when artists dealt with the act of walking through cities streets. The development of the project as a whole configured a period of intense immersion in the investigation of artistic practices assumed as open and multiple paths, enlarging the borders of conceptual discussion. In addition to the text that composes this volume, a final exhibition was proposed presenting the pieces developed during the project. The pieces in the exhibition are intimately connected to the text’s notes and reverberate then through the arrangement made in the space as another way of making research generously accessible for the public.
Asunto: Percepção visual
Intervenções urbanas
Arte e sociedade
Natureza (Estética)
Criação (Literária, artística, etc.)
Arte moderna – Séc. XXI
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30612
Fecha del documento: 31-may-2019
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Chão de passagem- Bruno Rios.pdf138.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.