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http://hdl.handle.net/1843/30702
Tipo: | Tese |
Título: | Da ausência à visibilidade: repertórios de literatura brasileira contemporânea |
Autor(es): | Gabriel Carrara Vieira |
Primeiro Orientador: | Marli de Oliveira Fantini Scarpelli |
Primeiro membro da banca : | Jacyntho José Lins Brandão |
Segundo membro da banca: | Roberto Alexandre do Carmo Said |
Terceiro membro da banca: | Nabil Araujo de Souza |
Quarto membro da banca: | Julio Cesar Machado de Paula |
Resumo: | O objeto de estudo desta tese é a formulação de repertórios de escrita em textos literários que estabeleçam os regimes de visibilidade pelos quais tomamos ciência do Contemporâneo. Para tal, foram analisadas obras de Bernardo Carvalho, Chico Buarque, Daniel Galera, Elvira Vigna, Luiz Ruffato, Michel Laub, Ricardo Lísias, Verônica Stigger e a fim de se compor um mosaico de referências. Tais textos forneceram os subsídios necessários para a compreensão da literatura brasileira contemporânea em sua heterogeneidade, permitindo focalizar não as obras em si, mas sim seus repertórios, dentre os quais foram elencados dois principais: o fragmento e a dívida. Os recursos textuais analisados embasaram uma abordagem que os tomasse não como um reflexo do Zeitgeist no qual se insere, mas sim como um elemento produtor da própria percepção sobre a Contemporaneidade. A compreensão desse operador teórico partiu principalmente das leituras de Giorgio Agamben, Walter Benjamin e Jacques Rancière como bases teóricas, propondo-o como uma matriz de ausências que buscam produzir a visibilidade dos mundos pela literatura. |
Abstract: | The object of study of this thesis is the formulation of writing repertories in literary texts that establish the regimes of visibility by which we become aware of the Contemporary. To that end, the works of Bernardo Carvalho, Chico Buarque, Daniel Galera, Elvira Vigna, Luiz Ruffato, Michel Laub, Ricardo Lísias and Verônica Stigger and were analyzed in order to compose a mosaic of references. These texts provided the necessary subsidies for understanding contemporary brazilian literature in its heterogeneity, allowing to focus not on the works themselves, but on their repertoires, of which we highlight two main ones: fragment and debt. The understanding of this theoretical operator originated mainly from the readings of Giorgio Agamben, Walter Benjamin and Jacques Rancière as theoretical bases, proposing it as a matrix of absences that aims to produce the visibility of the worlds by literature. |
Assunto: | Carvalho, Bernardo de, 1960- Crítica e interpretação Chico, Buarque, 1944- Crítica e interpretação Galera, Daniel, 1979- Crítica e interpretação Vigna, Elvira, 1947- Crítica e interpretação Ruffato, Luiz, 1961- Crítica e interpretação Laub, Michel, 1973- Crítica e interpretação Lísias, Ricardo - Crítica e interpretação Stigger, Veronica, 1973- Crítica e interpretação Ficção brasileira - História e crítica Escrita na literatura Contemporaneidade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/30702 |
Data do documento: | 5-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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