Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30777
Type: Dissertação
Title: Vacinação e a apropriação do conhecimento imunológico por alunos do ensino médio: uma abordagem em pesquisa-ação
Other Titles: Vaccination and appropriation of immunological knowledge by high school students: one approach in action research
Authors: Sarah Eliane de Matos Silva
First Advisor: Juliana Carvalho Tavares
First Referee: Francisco Ângelo Coutinho
Second Referee: Marco Antônio Melo Franco
Abstract: Vacina é uma suspensão de organismos, ou fração de organismos, usada para induzir imunidade e, consequentemente, reduzir a disseminação de infecções e ocorrência de epidemias. Apesar da importância da vacinação no controle de doenças infecciosas ser bem estabelecida, diversas pesquisas mostram que a cobertura vacinal em adolescentes é reduzida, devido, principalmente, ao escasso conhecimento sobre as vacinas e doenças contra as quais protegem. Além disso, a vulnerabilidade e o comportamento inapropriado de indiferença ao seu estado de saúde elevam os riscos de exposição dos adolescentes às doenças infectocontagiosas. Nesse contexto, o presente trabalho, realizado com alunos do ensino médio, de uma escola pública estadual do município de Betim-MG, foi desenvolvido por meio da aplicação de uma sequência didática, baseada na metodologia da pesquisa-ação, a fim de promover a educação em saúde no ambiente escolar, aprimorando conhecimentos e estimulando reflexões no contexto da educação científica. Após a realização das atividades propostas, foi possível verificar a eficácia da metodologia empregada para a aquisição do conhecimento pelos adolescentes participantes, além de promover um maior interesse e motivação do que as aulas tradicionais. Adicionalmente, possibilitou explorar as questões menos compreendidas de maneira mais efetiva e estimulou a autonomia dos estudantes associada à construção do próprio conhecimento.
Abstract: Vaccine is a suspension of organisms, or fraction of organisms, used to induce immunity and, consequently, reduce the spread of infections and occurrence of epidemics. Although the importance of vaccination in controlling infectious diseases is well established, several studies have shown that vaccination coverage in teenagers is low, mainly due to the lack of knowledge about the vaccines and the diseases they protect against. In addition, the vulnerability and inappropriate behavior of indifference to their health raise the risk of exposure of teenagers to infectious diseases. In this context, the present work, carried out with high school students from a state public school in the city of Betim-MG, was developed through the application of a didactic sequence, based on the methodology of action research, in order to promote health education in the school environment, improving knowledge and stimulating reflections in the context of scientific education. After carrying out the proposed activities, it was possible to verify the effectiveness of the methodology used for the acquisition of knowledge by students , besides promoting a greater interest and motivation than the traditional classes. In addition, it made it possible to explore the less understood issues more effectively and stimulated students' autonomy associated to the construction of their own knowledge.
Subject: Educação em saúde
Saúde do adolescente
Vacinação
Pesquisa-ação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/30777
Issue Date: 5-Jul-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM Final - REPOSITÓRIO COM ATA (SARAH ELIANE DE MATOS SILVA -PROFBIO).pdf3.18 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons