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Tipo: Dissertação
Título: Análise da distribuição de ar em um filtro de mangas utilizando dinâmica dos fluidos computacional
Título(s) alternativo(s): Air distribution analysis in a baghouse filter using computational fluid dynamics
Autor(es): Wagner Ferreira Lima
primer Tutor: Rudolf Huebner
primer miembro del tribunal : Guilherme de Souza Papini
Segundo miembro del tribunal: Lúcio Barreto Perreira
Resumen: Os filtros de mangas são equipamentos amplamente utilizados dentro de indústrias para redução de emissão de poluentes na atmosfera. Com as normas ambientais mais restritivas e a necessidade de evitar a emissão de poluentes na atmosfera, a exigência por melhores resultados em termos de eficiência de coleta e filtração se torna cada vez maior. Um bom desempenho de um filtro de mangas está intimamente ligado a uma correta de distribuição de fluxo em seu interior, quer seja na tremonha ou nas mangas. Outras variáveis também são de grande importância para um bom desempenho, como velocidade interna, velocidade de filtração (RAP), queda de pressão, eficiência de limpeza, etc. A atualização dos filtros de mangas existentes a normas atuais é um grande desafio nas indústrias, de forma geral devido, entre outros fatores, a regulamentos de emissões e restrições físicas e dimensionais comuns em equipamentos existentes. Assim, a técnica de análise por volumes finitos (CFD) se torna uma grande aliada, pois é possível realizar diversas análises a custo mais baixo e com grande acurácia nos resultados obtidos, principalmente quando comparadas às abordagens tradicionais. Neste trabalho será realizada a análise de um filtro de mangas existente, que apresenta sérios problemas de desgaste prematuro de componentes devido à não uniformidade na distribuição interna do escoamento. Esta análise contará com várias etapas, dentre elas, levantamento de documentação, levantamento de campo, medições de vazão e queda de pressão (diferencial de pressão entre o lado limpo e o lado sujo do filtro) com o auxílio de CFD, com o objetivo de levantar os campos de pressão e velocidade e identificar possíveis alterações dimensionais para a uniformização do fluxo.
Abstract: The baghouse filters are equipment used broadly of the industry to reduce the emission of pollutants in the atmosphere. With the stricter environmental regulations and the need to avoid the emission of pollutants into the atmosphere, the demand for better results in terms of collection efficiency and filtration becomes more and more. A good performance of a baghouse filter is closely linked to a correct flow distribution inside it, whether in the hopper or in the middle of the bags. Other variables are also of great importance for good performance, such as internal speed, filtration rate (RAP), pressure drop, cleaning efficiency, etc. The upgrading of existing bag filters to current standards is a major challenge at the plants, generally due to, among other factors, emissions regulations and common physical and dimensional constraints on existing equipment. Thus, the Computational Fluid Dynamics analysis (CFD) becomes a great ally because it is possible to perform several analyzes at lower cost and with great acuracy in the results obtained mainly when compared with the traditional approaches. In this work the analysis of an existing bag filter will be performed, which presents serious problems of premature discharging of components due to nonuniformity in the internal distribution of the flow. This analysis will have several steps, among them, the documentation survey, field survey, flow and pressure drop measurements (pressure differential between the clean side and the dirty side of the filter) with the aid of CFD, with the objective to raise pressure and velocity fields and to identify possible dimensional changes to improve the flow uniformity.
Asunto: Engenharia mecânica
Ar - Escoamento
Dinâmica dos fluidos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecanica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30847
Fecha del documento: 28-jun-2019
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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