Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30853
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Danusa Munfordpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9318710710545447pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Celi Rodrigues Chaves Dominguezpt_BR
dc.contributor.referee1Orlando Gomes de Aguiar Júniorpt_BR
dc.contributor.referee2Maria Inês Mafra Goulartpt_BR
dc.creatorCarla Maline de Carvalhopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3933641753932998pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-05T21:35:48Z-
dc.date.available2019-11-05T21:35:48Z-
dc.date.issued2010-08-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/30853-
dc.description.abstractThis research was carried out with the objective of understanding the way a childhood education teacher develops activities of natural sciences with children in the age of 4 years old and the knowledge produced in these interactions. The ways in which the teacher's work was organized, re-assigned and re-elaborated by teaching nature sciences, and new meanings were attributed to teaching-learning in early childhood education. Actions were planned, executed, evaluated between participating teacher and researcher. This work had an impact in the school where, in the following year, the group of teachers that started to discuss the pedagogical practice in sciences articulated to the other themes of early childhood education. Our data reaffirm the importance of collaborative work in schools, understanding them as possibilities for reflection, sharing and building knowledge. They also show the potential of building children's knowledge when engaged in activities where they can manipulate, observe, discuss, have voice and be heard.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender o modo como uma professora da educação infantil desenvolve atividades de ciências da natureza com crianças na faixa etária de 4 anos e os saberes produzidos nessas interações. Durante vários meses acompanhei a prática pedagógica em uma turma específica, de uma Escola Municipal de Educação infantil, na cidade de Belo Horizonte. Este trabalho, que dialoga com os campos de Educação Infantil, Ensino e Ciências e Formação de Professores, foi realizado numa perspectiva qualitativa, em colaboração. As formas de organização do trabalho da professora foram sendo ressignificadas e reelaboradas ao ensinar ciências da natureza, e novos significados foram sendo atribuídos ao ensino-aprendizagem na educação infantil. Ações foram planejadas, realizadas, avaliadas entre professora participante e pesquisadora. Este trabalho teve impacto na escola onde se ampliou, no ano seguinte, o grupo de professoras que passa a discutir a prática pedagógica em ciências articulada aos demais temas da educação infantil. Nossos dados reafirmam a importância de trabalhos colaborativos nas escolas, entendendo-os como possibilidades de reflexão, partilha e construção de conhecimentos. Evidenciam também o potencial de construção de conhecimentos das crianças quando engajadas em atividades em que possam manipular, observar, discutir, ter voz e ser ouvidas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleVivendo as ciências da natureza na educação infantil: movimentos de transformação na prática de uma professorapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Carla Maline Carvalho.pdfAberto2.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.