Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30911
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Adriane Teresinha Sartoript_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1534306895274601pt_BR
dc.contributor.referee1Hercules Tolêdo Corrêapt_BR
dc.contributor.referee2Cristiano Silva de Barrospt_BR
dc.creatorMariotides Gomes Bezerrapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7900833044617725pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-11T14:20:25Z-
dc.date.available2019-11-11T14:20:25Z-
dc.date.issued2019-02-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/30911-
dc.description.abstractThe research entitled Reading and Freedom – The Literary Text at the Socio-Educational School has as general objective to analyze the potential of pedagogical practices of readings in the learning of students in condition of deprivation of freedom. It was developed with adolescents of ninth year of elementary school, in hospital, deprivation of freedom and social security, in the Male unit of hospitalization of the Lindeia/BH neighborhood. Seven adolescents participated in this study and the research methodology adopted in the present study is qualitative, justifying the specificities of the group of participants: students deprived of liberty. They were performed as main stages: an initial conversation wheel, in which I investigated with the young people their knowledge about literary readings and their relationships. Following, was developed a Teaching Project, during the first half of 2018 extending to the second half as a reading project, to provide students with an understanding of the proposed readings and the aspects involved in the interpretation of each of them. The methodology of Cosson’s basic sequence (2009) with its reading intervals was adopted. In the development of the Teaching Project, adolescents produced written records in order to express aspects they considered significant in the readings made. At the end, there was the collective production of a text contemplating the students' experience. As results, I obtained new reading and writing practices from adolescents in the socio-educational school, now marked by experiences and participation in the processes of reading intervals.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa intitulada Leitura e Liberdade – O Texto Literário na Escola Socioeducativa tem como objetivo geral analisar o potencial de práticas pedagógicas de leituras na aprendizagem de estudantes em condição de privação de liberdade. Foi desenvolvida com adolescentes de nono ano do Ensino Fundamental, em situação de internação, com privação de liberdade e acautelamento socioeducativo, na Unidade Masculina de Internação do Bairro Lindeia/BH. Participaram desse trabalho sete adolescentes e a metodologia de pesquisa adotada no presente trabalho é de abordagem qualitativa, justificando as especificidades do grupo dos sujeitos participantes: estudantes em situação de privação de liberdade. Foram realizadas como etapas principais: uma roda de conversa inicial, na qual investiguei junto aos jovens seu conhecimento a respeito de leituras literárias e suas relações. Na sequência, foi desenvolvido um Projeto de Ensino, durante o primeiro semestre de 2018 estendendo-se ao segundo semestre como projeto de leitura, objetivando proporcionar aos estudantes a compreensão das leituras propostas e os aspectos envolvidos na interpretação de cada uma delas. Foi a adotada a metodologia da sequência básica de Cosson (2009) com seus intervalos de leitura. No desenvolvimento do Projeto de Ensino, os adolescentes produziram registros escritos a fim de expressar aspectos que consideraram significativos nas leituras realizadas. Ao final, houve a produção coletiva de um texto contemplando a experiência dos estudantes. Obtive como resultados novas práticas de leitura e escrita por parte dos adolescentes da escola socioeducativa marcadas agora pelas vivências e participação nos processos dos intervalos de leitura.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectEscola socioeducativapt_BR
dc.subjectPrivação de liberdadept_BR
dc.subject.otherLeitura (Ensino Fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLeitores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherLeitura - Aprendizagempt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherLeitura - Compreensãopt_BR
dc.titleLeitura e liberdade: o texto literário na escola socioeducativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Disser.pdf11.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.