Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30915
Type: Dissertação
Title: Os efeitos de uma constituição identitária de um sujeito-professor de língua inglesa nos seus dizeres e modos de fazer em uma escola indígena pataxó
Authors: Angela Caroline Coelho Renovato Aires
First Advisor: Maralice de Souza Neves
First Referee: Maria Lúcia Castanheira
Second Referee: Valdeni da Silva Reis
Abstract: O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado na qual propomo-nos a analisar dizeres e modos de fazer de uma professora de língua inglesa da Escola Indígena Pataxó Coroa Vermelha, levando em consideração o contexto sociocultural em que professora e estudantes estão inseridos e também questões relacionadas à linguagem e às identidades. Para refletir acerca disso, o objeto da pesquisa está situado na área de Linguística Aplicada (LA), sendo que o aporte teórico e metodológico é composto não somente por linguistas aplicados, mas também pela teoria psicanalítica freudo-lacaniana e, por vezes, diálogos com os estudos culturais informados pela psicanálise. Esses campos, em diálogo, permitem uma melhor articulação de conceitos relativos ao ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras às questões identitárias. Como partimos da LA, informada não somente por estudos da área, mas também por estudos de outros campos, alinhamo-nos à LA INdisciplinar (MOITA LOPES, 2006) ou transgressiva (PENNYCOOK, 2006), que se caracteriza por transpor fronteiras disciplinares convencionais com o fim de migrar conceitos e compartilhar metodologias entre os campos. Como metodologia, propomos um estudo de caso pela via psicanalítica de investigação, portanto, qualitativo e interpretativista, utilizando o método de orientação clínica (fazer falar, intervir quando necessário, tendo em foco possíveis repetições e a possibilidade de propiciar deslocamentos subjetivos). Além disso, a pesquisa foi conduzida na escola indígena mencionada, portanto, está também sob o guarda-chuva da pesquisa etnográfica. O corpus é composto por entrevistas semiestruturadas gravadas e transcritas; diário de bordo, diário clínico e fotografias que não exponham pessoas. O principal resultado desta pesquisa foi perceber que, refletindo um contexto de hibridização cultural, acentua-se que há algo de estranho-familiar (das Unheimliche) tanto na língua inglesa quanto na língua patxohã, ainda que, na ordem afetiva e mnemônica-identitária, tais línguas ocupem posições diferentes quando ensinadas conjuntamente durante a aula de língua inglesa. Este estudo contribui para tornar mais visível a existência de outra(s) ecologia(s) de saber(es) em consonância com identidades e epistemes culturais abertas que falam e escutam entre si, possibilitando a emergência de olhares, discursos e fazeres ressignificados.
Abstract: The aim of this work is to analyze the utterances and the pedagogical practices of an indigenous English language teacher at Escola Indígena Pataxó Coroa Vermelha taking into account the socio-cultural context and issues related to language and identity(ies). To reflect on this, the object of the research is inserted in the field of Applied Linguistics and the theoretical and methodological framework is composed not only of applied linguists theories, but also of Freudo-Lacanian psychoanalytic theory and dialogues with the cultural studies informed by psychoanalysis. These fields allow a better articulation of concepts related to foreign languages teaching/learning and identity issues. Therefore we are aligned with the INdisciplinary Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006) and the Transgressive Applied Linguistics (PENNYCOOK, 2006), characterized by crossing conventional disciplinary borders in order to migrate concepts and share methodologies across fields. For the methodology, we propose a case study by the psychoanalytic way of investigation, therefore qualitative and interpretive, using the method of clinical orientation. In addition, the research was conducted at the aforementioned indigenous school, so it is also under the umbrella of ethnographic research. The corpus is composed of semi-structured interviews recorded and transcribed, logbook, clinical diary and photographs that do not expose people. As an overall result, this research has revealead that, reflecting a context of cultural hybridization, there is an uncanny resemblance (das Unheimliche) between the English language and the Patxohã language; however they occupy different positions in the affective and mnemonic-identitary orders when taught together during the English language classes. This study contributes to increase the visibility of another ecology of knowledge according to open cultural identities and epistemes that talk and listen to each other, enabling the emergence of other ways of seeing and re-signifying discourses and practices.
Subject: Linguística aplicada
Língua inglesa Estudo e ensino
Professores de inglês - Aspectos sociais
Psicanálise e educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30915
Issue Date: 28-Feb-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
angela_caroline_aires_dissertação_versão final.pdf3.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.