Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30944
Type: Tese
Title: Os sistemas de parentesco e suas recomposições
Authors: Virginia Lúcia Souto Maior Sanábio
First Advisor: Márcia Maria Rosa Vieira Luchina
First Referee: Fabian Dario Fajnwaks
Second Referee: Cristina Moreira Marcos
Third Referee: Antônio Márcio Ribeiro Teixeira
metadata.dc.contributor.referee4: Pedro Teixeira Castilho
Abstract: As recomposições familiares contemporâneas, que não se constituem pelo sistema matrimonial tradicional, configuram um tema amplo, polêmico, e intensamente debatido em diversos campos do saber. Em razão de ter um vasto domínio de aplicação circunscreveu-se esse tema no contexto da parentalidade socioafetiva, que em linhas gerais, refere-se à família substitutiva. Este trabalho parte da hipótese de que o psicanalista Jacques Lacan (1901-1981) antecipa o fenômeno das recomposições e mutações familiares contemporâneas. Com isso, faz-se um recorte epistemológico em que se interpela se a psicanálise de orientação lacaniana teria instrumentos teóricos e clínicos para operar sobre a família contemporânea. Em razão de delimitar seu campo metodológico, discute-se: A família é necessariamente edipiana? A família contemporânea está sustentada no amor ao pai? Quais são os elementos que permanecem invariantes na formação da família? Depois de sinalizar o caminho dessa pesquisa, parte-se por revisar teorias sobre os sistemas tradicionais de formação familiar, a fim de localizar seu modo de organização e costumes. Investiga-se aí, a universalidade da regra da exogamia nas sociedades, através de um estudo pormenorizado da tese de Claude Lévi-Strauss sobre as estruturas elementares do parentesco. A escolha desse teórico deve-se à importância e à influência do método estruturalista nos primeiros escritos do psicanalista Jacques Lacan. Após revisitar alguns autores clássicos, identifica-se que as formulações que direcionavam o estudo das organizações de parentesco tradicionais não são suficientes para o estudo das recomposições familiares, uma vez que os novos arranjos familiares têm suas raízes no declínio do patriarcalismo, nas mudanças dos costumes sociais e na liberalização sexual. Com isso, investiga-se como o tema da família foi tratado no ensino lacaniano, desde a influência da sociologia de Durkheim à influência do estruturalismo de Lévi-Strauss. O objetivo de percorrer o caminho dessa pesquisa na teoria lacaniana foi o de buscar uma leitura da família para além do Édipo, visando a logicização. Por último, faz-se uma interface com o campo jurídico, em especial com a jurisprudência brasileira. A parentalidade inscreve a passagem do universal para o particular, fenômeno exemplificado, no contexto jurídico, pelas ações referentes à parentalidade socioafetiva. Por sua vez, Lacan demonstra que o objeto a resiste à operação universalizante do Nomedo-Pai, evidencia o caráter de relatividade da função paterna e pluraliza o Nome-do-Pai.
Abstract: Contemporary family recompositions are not constituted by the traditional matrimonial system. Configure a broad, controversial, and intensely debated theme in several knowledge areas. Because of its breadth, this theme was circumscribed to the notion of socio-affective parenting, which in general refers to substitute families. This work is based on the hypothesis in which the French psychoanalyst Jacques Lacan (1901-1981) predicts the recompositions and mutations of contemporary family members. With this, an epistemological cut is made to ask if the psychoanalysis of Lacanian orientation would have theoretical and clinical instruments to operate on the contemporary families. In order to delimit this work’s methodological field, it is discussed: Is the family necessarily Oedipal? Are the contemporary families sustained by the love to the father? What are the elements that remain invariant in family formation? After pointing out the path of this research, the work continues from a review of traditional systems of family formation, in order to situate their mode of organization and customs. The universality of the rule of exogamy in societies is investigated by a detailed study of Claude Lévi-Strauss's thesis on the elemental structures of kinship. The choice of this theorist is due to the importance and influence of the structural method in the early Lacan’s works. After revisiting some classical authors, it becomes apparent that the formulations used for the study of traditional kinship organizations are not enough for the study of present-day family recompositions. The new arrangements, present in contemporary families, have their roots in the decline of patriarchalism, changes in social customs and sexual liberalization. From this, we investigate how the family theme was treated in Lacanian teaching, from the influence of Durkheim's sociology to the influence of Lévi-Strauss's structuralism. The goal of taking this way in Lacanian theory was to go beyond Oedipus, towards a logicization. Finally, the subject of this research is submitted to the juridical field, in particular to Brazilian jurisprudence. The parenting inscribes the passage from the universal to the particular, exemplified in the legal context, where the actions are related to socio-affective parenting. Lacan, for his part, demonstrates that the object a resists the universalizing operation of the Name-of-Father. He shows the relativity character of the paternal function and pluralizes the Name-of-the-Father.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30944
Issue Date: 5-May-2019
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