Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/30956
Tipo: Dissertação
Título: Estrutura de capital e competitividade de mercado
Autor(es): Joice Garcia de Oliveira
Primeiro Orientador: Rafael Morais de Souza
Primeiro Coorientador: Érika Burkowski
Primeiro membro da banca : Flaviane Souza Santiago
Segundo membro da banca: Renata Turola Takamatsu
Resumo: Por ser um assunto de grande importância para as decisões financeiras de uma firma, bem como a determinação do seu valor, o tema estrutura de capital já foi muito explorado pela literatura. Entretanto, a estrutura de capital ainda é pouco explorada quanto à competição de mercado em que as empresas estão inseridas, principalmente no mercado brasileiro. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo principal identificar a relação da competição de mercado dos diferentes setores da economia brasileira e a estrutura de capital das firmas. Para isso, utilizou de uma amostra abrangendo empresas brasileiras listadas na B3 no ano de 2010 a 2017. Para caracterizar o endividamento foram utilizadas cinco proxies: endividamento total a valores contábeis, endividamento a curto prazo de valores contábeis, endividamento a longo prazo de valores contábeis, endividamento total em relação ao patrimônio líquido e endividamento total a valor de mercado. A competição de mercado foi medida por sete indicadores: Índice de Herfindahl, integração vertical, variação do índice de Herfindahl, Poder de Barganha dos Clientes e Poder de Barganha dos Fornecedores, Dinamismo e Munificência. O método estatístico empregado foi a regressão linear múltipla na abordagem GMM, visto que a literatura indica a existência de endogeneidade entre alavancagem e lucratividade, ou seja, a não possibilidade de se determinar com exatidão se é o lucro que define o endividamento ou o endividamento que define o lucro. Os resultados indicaram para a aceitação da hipótese H1b: Existe relação negativa entre a competição de mercado dos diferentes setores e o endividamento das empresas. Isso é explicado devido à necessidade de monitoramento dos gestores, que, em caso de concentração de mercado, pode utilizar do endividamento como forma de monitoramento da firma. Por outro lado, quando há alta competição no mercado, a própria competição do setor trabalha como monitora para os gestores.
Abstract: As a matter of great importance for the financial decisions of a firm, as well as the determination of its value, the capital structure subject has already been much explored in the literature. However, the capital structure is still little explored regarding the market competition in which companies are inserted, mainly in the Brazilian market. Thus, the main objective of this work was to identify the relation between the market competition of the different sectors of Brazilian economy and the capital structure of the firms. To do this, we used a sample covering Brazilian companies listed in B3 in the year 2010 to 2017. To characterize the debt, five proxies were used: total indebtedness at book values, short-term debt of book values, long-term indebtedness of book values, total indebtedness in relation to shareholders' equity and total indebtedness to market value. Market competition was measured by seven indicators: Herfindahl index, vertical integration, Herfindahl index variation, Clients' Power of Bargaining and Suppliers Bargaining Power, Dynamism and Munificence. The statistical method used was the multiple linear regression in the GMM approach, since the literature indicates the existence of endogeneity between leverage and profitability. The results indicated for the acceptance of the hypothesis H1b: there is a negative relation between the market competition of the different sectors and the indebtedness of the companies. This can be explained by the need to monitor managers, who, in case of market concentration, can use debt as a way of monitoring the firm. On the other hand, when there is high competition in the market, the industry competition itself works as a monitor for managers.
Assunto: Contabilidade
Mercado financeiro
Concorrência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: DCF - DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE
Curso: Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30956
Data do documento: 12-Fev-2019
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