Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31000
Type: Monografia (especialização)
Title: A importância da educação permanente do profissional de enfermagem para a redução dos erros de medicação: uma revisão integrativa
Authors: Yara Barreiros Miranda
First Advisor: Sônia Maria Nunes Viana
First Co-advisor: Cinara Hollerbach
First Referee: Vanessa Patrocínio de Oliveira
Second Referee: Fernando Andrade Ribeiro
Abstract: O objetivo do trabalho é verificar a importância da educação permanente na enfermagem como instrumento para reduzir a incidência dos erros de medicação nas variadas unidades de saúde. Utilizou-se como metodologia uma revisão integrativa baseada em 17 artigos publicados entre os anos de 2005 a 2012 e analisados com intuito de estabelecer uma relação entre os conteúdos encontrados e os erros de medicação e a educação permanente em enfermagem como instrumento para minimizar tais erros. Os artigos analisados apontaram que os erros de medicação são uma realidade constante que atinge instituições e profissionais, que podem ocorrer em situações distintas e variadas; os tipos de erros são diversificados e os fatores facilitadores vão desde falhas individuais, à problemas administrativos e organizacionais e que a educação permanente é um instrumento fundamental no controle aos erros de medicação.
Abstract: The objective is to verify the importance of continuing education in nursing as a tool to reduce medication errors in various health units. Was used as an integrative review methodology based on 17 articles published between the years 2005 to 2012 and analyzed with the aim of establishing a relationship between the contents and found medication errors in nursing and continuing education as a tool to minimize such errors. The articles analyzed showed that medication errors are a constant reality that affects institutions and professionals, which may occur in distinct and varied situations; types of errors are diverse and facilitating factors ranging from individual failures, the administrative and organizational problems and lifelong learning is a key tool in controlling the medication errors.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31000
Issue Date: 23-Apr-2014
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - YARA BARREIROS MIRANDA.pdf271.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.