Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31001
Type: Tese
Title: Percepção de professores e alunos sobre impactos associados à mineração em Congonhas, Minas Gerais, Brasil
Authors: Clayton Ângelo Silva Costa
First Advisor: Paulina Maria Maia Barbosa
First Referee: Bernardo Machado Gontijo
Second Referee: Vandeir Robson da Silva Matias
Abstract: Este estudo foi desenvolvido no município de Congonhas, que está localizado no estado de Minas Gerais, Brasil. O município tem uma área territorial de aproximadamente 304,06 km², com uma população de 48.519 habitantes (2010). O município faz parte do Quadrilátero Ferrífero (QF), considerado uma das maiores províncias de minério de ferro do Brasil, com uma área de aproximadamente 7.200km². O PIB per capita de Congonhas corresponde ao valor de R$53.975,10 (2015). Este estudo se divide em três capítulos. O primeiro deles apresenta o estado da arte sobre percepção de problemas ambientais abordados na literatura dos países ibero-americanos, visando identificar os múltiplos enfoques e perspectivas para responder a pergunta: “Como os sujeitos, professores e alunos, são comumente envolvidos nos estudos sobre percepção de problemas ambientais em Congonhas?”. A pesquisa foi realizada em uma plataforma digital entre os anos de 1997 até o 1o/2018. Os resultados mostram que os principais sujeitos envolvidos nas pesquisas são os gestores de Unidade de Conservação (14%) e a população local (11%). A carência de estudos voltados para o ambiente escolar e a percepção de professores e alunos sobre problemas ambientais indica um campo a ser mais bem explorado. Existem muitas possibilidades de investigar a percepção destes sujeitos diante dos impactos provocados por empreendimentos econômicos, principalmente os de médio e grande porte, pelo seu potencial poluidor. O segundo capítulo teve como objetivo avaliar a percepção de professores e alunos em relação aos impactos da mineração para responder: Como a percepção destes atores pode contribuir para uma participação crítica nos programas de Responsabilidade Social Coorporativa (RSC) dos quais venham a participar? Foram entrevistados 76 professores e 2.854 alunos. Análises qualiquantitativas, categorizações, testes de Análise de Componentes Principais e K-means foram empregados para os professores. No caso dos alunos utilizou-se a nuvem de palavras, destacando as palavras mais citadas pelos mesmos. Os resultados mostraram que dentre os três grupos de professores formados, apenas o grupo com professores que têm curso na área ambiental (86%) enxerga o homem como parte da natureza. Através da nuvem de palavras percebeu-se que os alunos também apresentaram dificuldades de identificar o homem como parte do meio ambiente. Assim sendo a atual percepção dos professores e dos alunos não contribui para uma participação crítica nos programas de Responsabilidade Social Coorporativa (RSC) sendo necessário que haja um processo de mobilização entre os grupos. O processo deve envolver os atos de compartilhar, discutir e criar ações de cunho ambiental, por meio de metodologias participativas e do conhecimento colaborativo para a elaboração de projetos com viés crítico e transformador pautado no entendimento do aluno diante da relação homem-natureza. O terceiro capítulo apresenta as etapas do processo de mobilização de professores de diferentes áreas, para a construção conjunta de um projeto ambiental com os professores da rede municipal de ensino de Congonhas. A partir das dificuldades identificadas no referido processo, os professores confeccionaram uma cartilha para orientá-losa elaborar projetos. Este estudo trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, cujos dados analisados foram obtidos por meio de observação participante e da aplicação de entrevistas semiestruturadas. As respostas analisadas mostraram que o processo de mobilização contribuiu para uma postura mais crítica e política dos professores em relação à elaboração de projetos. Como resultado do trabalho de mobilização realizado com os professores, a forma interdisciplinar de trabalho, antes desconsiderada como possível, foi adotada por uma grande parte deles (71%). Acreditamos que o ato de discutir, refletir, criar e compartilhar ações de cunho ambiental, por meio de metodologias participativas e aprendizado cooperativo/colaborativo, como partes do processo de mobilização possa contribuir para a elaboração de projetos com viés crítico e transformador.
Abstract: This study was developed in the municipality of Congonhas, which is located in the state of Minas Gerais, Brazil. The municipality has a territorial area of approximately 304,06 km ², with a population of 48,519 inhabitants (2010). The municipality is part of the Quadrilátero Ferrífero (QF), considered one of the largest iron ore provinces in Brazil, with an area of approximately 7.200km². The GDP per capita of Congonhas corresponds to the value of R $ 53,975.10 (2015). This study is divided into three chapters. The first one presents the state of the art on the perception of environmental problems addressed in the literature of the IberoAmerican countries, aiming to identify the multiple approaches and perspectives to answer the question: "How subjects, teachers and students are commonly involved in the studies on perception of environmental problems in Congonhas?”. The research was carried out in a digital platform between the years of 1997 until the 1st / 2018. The results show that the main subjects involved in the research are the Conservation Unit managers (14%) and the local population (11%). The lack of studies on the school environment and the perception of teachers and students about environmental problems indicates a field to be better explored. There are many possibilities to investigate the perception of these subjects in the face of the impacts caused by economic enterprises, especially those of medium and large size, due to their polluting potential. The second chapter aimed to evaluate teachers 'and students' perceptions regarding the impacts of mining to answer: How can the perception of these actors contribute to a critical participation in the Corporate Social Responsibility (CSR) programs of which they participate? 76 teachers and 2,854 students were interviewed. Qualitative-quantitative analyzes, categorizations, Principal Component Analysis and Kmeans tests were used for teachers. In the case of students the word cloud was used, highlighting the words most cited by them. The results showed that among the three groups of teachers trained, only the group with teachers that have a course in the environmental area (86%) sees the man as part of nature. Through the cloud of words it was noticed that the students also presented difficulties of identifying the man as part of the environment. Thus, the current perception of teachers and students does not contribute to a critical participation in Corporate Social Responsibility (CSR) programs, requiring a mobilization process between the groups. The process should involve the actions of sharing, discussing and creating environmental actions, through participatory methodologies and collaborative knowledge for the elaboration of projects with critical and transformative bias based on the student's understanding of the relationship between man and nature. The third chapter presents the steps of the teacher mobilization process of different areas, for the joint construction of an environmental project with the teachers of the Congonhas municipal school network. Based on the difficulties identified in the process, the teachers prepared a booklet to guide them to design projects. This study is a qualitative-quantitative research whose data were analyzed through participant observation and the application of semi-structured interviews. The responses analyzed showed that the mobilization process contributed to a more critical and political attitude of the teachers in relation to the elaboration of projects. As a result of the mobilization work carried out with the teachers, the interdisciplinary form of work, previously disregarded as possible, was adopted by a large part of them (71%). We believe that the act of discussing, reflecting, creating and sharing environmental actions, through participatory methodologies and cooperative / collaborative learning, as part of the mobilization process can contribute to the elaboration of projects with critical and transformative bias.
Subject: Ecologia
Meio Ambiente
Mineração
Percepção
Responsabilidade Social
Participação da Comunidade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservacao e Manejo da Vida Silvestre
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31001
Issue Date: 28-Jan-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Clayton Costa-merged.pdf3.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.