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dc.contributor.advisor1Clodoveu Augusto Davis Júniorpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0471595469074043pt_BR
dc.contributor.referee1Mirella Moura Mouropt_BR
dc.contributor.referee2Humberto Torres Marques Netopt_BR
dc.contributor.referee3Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbregapt_BR
dc.creatorPedro Magalhães Fortinipt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9199115299238075pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-18T15:35:17Z-
dc.date.available2019-11-18T15:35:17Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31009-
dc.description.abstractThe rapid progress of urbanization and the consequent increase in the urban population create great challenges for those responsible for urban planning. These challenges include various areas, such as the environment, energy consumption, transport, and others. Although there are many problems and challenges, the massive amount of information generated every day in urban environments allows envisioning solutions for them. However, as such sources of information are heterogeneous and involve a large amount of data, there are major challenges for their use. The objective of this dissertation is to study techniques and methods that allow the analysis, integration and visualization of urban data from multiple heterogeneous sources, aiming to create a generic model for urban data analysis, focusing mainly on transport and tra c data. In order to demonstrate the feasibility, applicability and validity of the model, two case studies were created: the Urban Transit Fingerprint and the Urban Map of Access to Basic Services. The main idea of the Urban Transit Fingerprint visualization is to compare the accessibility and urban mobility in any part of a city using public transportation (speci cally buses) and private transportation. The Urban Map of Access to Basic Services was created with the objective of: determining the e ciency of the routes produced by the public and private transportation systems of a city, comparing accessibility to basic services using such transportation systems, and contrasting such information with data on quality of life. Results show wide discrepancies in the e ort a public transit user has to make for her mobility in various regions of each city, as compared with individual modes of travel. These results help explaining the reasons behind the sharp drop in the number of transit users in Brazilian cities over the last years, thus calling on urban planners to devise public policies in the search for better solutions.pt_BR
dc.description.resumoO rápido progresso do processo de urbanização e o consequente aumento da população urbana criam grandes desa os para os responsáveis pelo planejamento urbano. Esses desa os compreendem diversas áreas como meio-ambiente, consumo de energia, transporte, etc. A quantidade massiva de informações geradas todos os dias nos ambientes urbanos permite a realização de diagnósticos mais precisos de tais problemas e ajuda na criação de soluções. No entanto, como tais fontes de informação são heterogêneas e envolvem um grande volume de dados, existem grandes desa os computacionais para sua utilização. O presente trabalho visa estudar técnicas e métodos que permitam a análise, integração e visualização de dados urbanos de múltiplas fontes heterogêneas, objetivando criar um modelo genérico para análise de dados urbanos, com foco sobretudo em dados de transporte e trânsito. Para demonstrar a viabilidade, aplicabilidade e validade do modelo, foram criadas duas ferramentas: a Impressão Digital de Trânsito Urbano e o Mapa Urbano de Acesso a Serviços Básicos. A ideia principal da Impressão Digital de Trânsito Urbano é comparar o acesso e a mobilidade urbana em qualquer ponto de uma cidade utilizando as modalidades de transporte público (ônibus) e privado (individual). O Mapa Urbano de Acesso a Serviços Básicos foi criado com o objetivo de determinar a e ciência das rotas produzidas pelos sistemas de transporte público e privado de uma cidade, comparar a acessibilidade a serviços básicos utilizando tais sistemas de tranporte, e contrastar tais informações com dados de qualidade de vida. Os resultados obtidos mostram grandes discrepâncias no esforço que um usuário de transporte público deve fazer para se locomover nas cidades analisadas em comparação com os modos individuais de transporte. Esses resultados ajudam a explicar as razões para a queda acentuada no número de usuários do transporte público nas cidades brasileiras nos últimos anos, conclamando os planejadores urbanos a criar políticas públicas na busca de melhores soluções.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistemas de Informação Geográficapt_BR
dc.subjectComputação urbanapt_BR
dc.subjectVisualização de dadospt_BR
dc.subjectAnálise visualpt_BR
dc.titleAnálise, integração e visualização de dados urbanos de múltiplas fontes heterogêneaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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