Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/31018
Tipo: Dissertação
Título: O soar de atabaques nos corredores peruanos, Dioses y hombres de Huarochirí: a imersão no outro
Autor(es): Alen das Neves Silva
Primeiro Orientador: Marcos Antônio Alexandre
Primeiro membro da banca : Marcos Antônio Alexandre
Segundo membro da banca: Rômulo Monte Alto
Terceiro membro da banca: Adélcio de Souza Cruz
Resumo: Esta dissertação consiste no estudo da obra Dioses y Hombres de Huarouchirí (2007), que trata de uma recopilação feita pelo Padre Francisco de Ávila e traduzida, do quéchua para o espanhol, por José María Arguedas. A obra foi produzida a partir dos relatos orais dos nativos da região andina, que apresentam um panorama da história e da mitologia dos povos que habitavam Huarouchirí. Esse panorama visa demonstrar os costumes religiosos, socioculturais e mitológicos dos povos de Huarouchirí. O presente trabalho apoia-se na aproximação de duas culturas, a andina e a afro-brasileira. Tal movimento deve-se às cerimônias e rituais que compõem ambas as culturas. Articula-se uma leitura guiada por dois nortes teóricos, o da alteridade e o da performance, que são os elementos que permitirão desenvolver uma análise que evidencia como os mitos, rituais e cerimônias são processos geradores de identidades por meio das vestimentas e da religiosidade para manter latente a memória destes povos.
Abstract: This dissertation consists in the study of the literary work Dioses y Hombres de Huarochirí (2007), which is a compilation made by the Priest Francisco de Ávila and translated from Quechua to Spanish by José María Arguedas. The work was produced from the oral reports of the Andean region natives, which present a panorama of the history and mythology of the people from Huarochirí. This panorama aims to demonstrate the religious, sociocultural and mythological customs of those people. The present work is based on the approach of two cultures, the Andean and Afro-Brazilian. Such movement is due to the ceremonies and rituals that construct them both. In this way, a reading that is guided by two theoretical norms is articulated; alterity and performance. These are the elements that will allow us to develop an analysis that shows how myths, rituals and ceremonies are processes that generate identities through clothes and religiosity to keep the memory of these people alive.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31018
Data do documento: 29-Abr-2019
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