Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31027
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Leonardo Amaral Mozellipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7574811650429924pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Armando Alves Netopt_BR
dc.contributor.referee1Gustavo Medeiros Freitaspt_BR
dc.contributor.referee2João Pedro Hallack Sansãopt_BR
dc.contributor.referee3Victor Costa da Silva Campospt_BR
dc.creatorVictor Ricardo Fernandes Mirandapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3022523104750778pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-18T16:29:55Z-
dc.date.available2019-11-18T16:29:55Z-
dc.date.issued2019-07-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31027-
dc.description.abstractEste trabalho aborda estratégias de controle longitudinal para rastreamento de trajetórias de referência por um veículo terrestre não tripulado, considerando alterações no tipo e nas condições do terreno. Também apresenta a construção de uma plataforma móvel off-road de quatro rodas, com arquitetura Ackermann, em escala reduzida, para realização de tarefas em um ambiente de terreno irregular. Em vários cenários de aplicação de um robô móvel terrestre, como nas tarefas de mineração e agricultura, deve-se trafegar por terrenos irregulares e não-estruturados. Isso pode afetar o desempenho do veículo durante a execução dessas tarefas em velocidades mais altas. Essas irregularidades no terreno, bem como mudanças no tipo do solo e alterações na carga transportada pelo robô, são distúrbios que afetam a dinâmica do robô, acarretando dificuldades no ponto de vista do controle de velocidade e navegação. Tendo em vista esses problemas, propõe-se a construção de uma plataforma, que possibilite a sua utilização em terrenos irregulares, para realização de tarefas de forma semi-autônoma. Dessa forma, duas técnicas de controle em espaço de estados são abordadas visando reduzir o efeito dos distúrbios causados pelo terreno e por eventuais mudanças no robô durante a execução de uma tarefa: um controlador Robusto PID, sintonizado por meio de LMIs, e um controlador não linear, sintonizado por técnica Backstepping com ação integral no erro. A plataforma construída foi equipada com sensores de baixo custo e um computador embarcado, possibilitando testes reais para avaliação do desempenho de cada controlador projetado.pt_BR
dc.description.resumoThis work presents control strategies to track longitudinal trajectories by an unmanned ground vehicle, considering changes in terrain type and conditions. It also features the design and construction of a small, off-road, four-wheeled, Ackermann platform, able to travel in uneven terrains. In several scenarios of mobile robot’s application, as in mining and agriculture tasks, it is necessary to drive on irregular and unstructured terrains. This may directly affect the vehicle performance while executing these tasks at higher speeds. These terrain irregularities, as well as changes in the soil type and changes in the load carried by the robot, are disturbances that affect the robot dynamics, causing difficulties in the point of view of navigation and speed control. In view of these problems, a simple platform was built, which can be used in irregular terrains, to perform semi-autonomous tasks. Thus, to achieve this autonomous tracking, this thesis proposes two control techniques to reduce the effect of ground disturbances and changes in the robot mass during the execution of a task: Robust PID controller, tuned by an LMI approach, and a nonlinear controller, tuned by a Backstepping technique, with integral action. This platform is equipped with low-cost sensors and embedded computers. Simulation and real-life experiments are presented to illustrate the performance of each designed controller.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAutonomous ground vehiclept_BR
dc.subjectTrajectory trackingpt_BR
dc.subjectRobust controlpt_BR
dc.subjectNonlinear controlpt_BR
dc.subjectMobile robotspt_BR
dc.subject.otherEngenharia elétricapt_BR
dc.subject.otherVeículos autônomospt_BR
dc.subject.otherControle robustopt_BR
dc.subject.otherTeoria do controle não-linearpt_BR
dc.titleLongitudinal control strategies for unmanned ground behicles in uneven terrainspt_BR
dc.title.alternativeEstratégias de controle longitudinal para veículos terrestres não tripulados em terrenos irregularespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VictorMiranda_Dissertacao.pdfDissertação8.05 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons