Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/31060
Tipo: Dissertação
Título: Flexibilização do jejum na dosagem do perfil lipídico em voluntários adultos assistidos em laboratórios público e privado na região metropolitana de Belo Horizonte.
Autor(es): Monique Oliveira Carvalho Santos
Primeiro Orientador: Leonardo de Souza Vasconcellos
Resumo: Introdução: A dispensa da necessidade de jejum de 12 horas para a dosagem laboratorial dos lípides é um tema recente e bastante estudado na literatura, porém há carência de trabalhos na população brasileira. Objetivos: (i) verificar a validação do dispositivo Mission® utilizado como teste rápido para dosagem laboratorial do perfil lipídico, (ii) confirmar que a flexibilização do jejum não interfere nas dosagens do perfil lipídico e (iii) pesquisar o grau de conhecimento da população sobre o jejum e o impacto de sua flexibilização aos laboratórios clínicos. Materiais e métodos: A verificação da validação do dispositivo Mission® foi conduzida com 20 amostras séricas de pacientes, em comparação com o método laboratorial de referência (equipamento ADVIA 1800® e reagentes Labtest®). Um estudo de variabilidade intra-individual para Colesterol Total (CT), HDL-colesterol e Triglicérides (TG) foi realizado em 20 voluntários adultos de ambos os sexos. A dosagem seriada dos lípides ocorreu no dispositivo Mission®, nos seguintes horários: 8h (12h em jejum), 10h, 12h, 15h, 17h e 19h. Entrevistas também foram aplicadas em 802 voluntários adultos, pacientes de laboratórios público e privado da região metropolitana de Belo Horizonte, com base em questionário estruturado com 11 perguntas referentes ao jejum e sua flexibilização. Resultados: No estudo da verificação da validação do dispositivo Mission® como Teste Laboratorial Remoto (TLR), somente a análise do TG mostrou ser tecnicamente confiável. Na dosagem seriada ao longo do dia, não houve diferença significativa entre os resultados de CT, HDL-colesterol e TG, quando dosados em períodos distintos. Em relação ao sexo, os resultados foram semelhantes, exceto pelos níveis mais elevados de HDL-colesterol nas mulheres. Foi evidente o grau de desconhecimento dos entrevistados de ambos os serviços sobre o jejum e sua flexibilização. Não receberam informações sobre o jejum 44,9% dos pacientes e apenas 20% sabiam da possibilidade da sua flexibilização para dosagem laboratorial do perfil lipídico. Conclusões: (i) o dispositivo Mission® foi tecnicamente confiável somente para análise de triglicérides; (ii) os resultados de colesterol total, HDL-colesterol e triglicérides dosados ao longo do dia foram semelhantes, e (iii) foi evidente a desinformação de boa parte dos pacientes assistidos em laboratórios público e privado da região metropolitana de Belo Horizonte em relação ao jejum e sua flexibilização.
Assunto: Testes Laboratoriais
Lipídeos
Jejum
Hiperlipidemias
Inquéritos e Questionários
Entrevistas
Coleta de Dados
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Patologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/31060
Data do documento: 5-Abr-2019
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação FINAL Monique Oliveira Carvalho Santos.pdfDissertação em Patologia, Santos M. O. C.1.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons