Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31136
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Roberto Eustaáquio dos Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5820491279373765pt_BR
dc.contributor.referee1Ana Paula Baltazar dos Santospt_BR
dc.contributor.referee2Anja Pratschkept_BR
dc.contributor.referee3Maria Gabriela Caffarena Celanipt_BR
dc.contributor.referee4José Pinto Duartept_BR
dc.contributor.referee5Ruy Marcelo de Oliveira Paulettipt_BR
dc.creatorMarina Ferreira Borgespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6910873135038220pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-20T18:49:35Z-
dc.date.available2019-11-20T18:49:35Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31136-
dc.description.abstractStructural education is a key element for stimulating architecture students to think about the relations between form, materiality and tectonics, leading to a point of convergence between the disciplines of architectural design and structural engineering, whose lack of organicity only accentuates the fragmentation between design and construction. The teaching plans of the disciplines of structures emphasize that the aim of these disciplines in the courses of architecture is to promote the dialogue between architects and engineers in the practice of design through a common language between them. But in teaching practice, is this desirable dialogue between architectural design disciplines and structural education effectively taking place? Can the existing models to teach structures absorb the changes and possibilities opened by new technologies and their impact on architectural design practice? Would changing teaching methods be enough to correct harmful traits of the field's production and reproduction mechanisms? To develop a new educational model that integrates architectural, structural and digital issues, we proposed the realization of hybrid disciplines, experimented between the years 2016 and 2018, in the architecture courses of UFMG and PUC Minas. The model developed among these disciplines allowed an effective dialogic practice of design, enabling architecture students to elaborate new project systems that encourage the construction of a collective practice of knowledge through cooperative processes between architects and engineers, interacting with computational tools of simulation of structural behavior as a way to assist in making decisions in complex design situations.pt_BR
dc.description.resumoO ensino de estruturas é um elemento chave para estimular os estudantes de arquitetura a pensar sobre as relações entre forma, materialidade e tectônica, levando a um ponto de convergência entre as disciplinas de projeto arquitetônico e engenharia estrutural, cuja falta de organicidade reflete e acentua a fragmentação entre o projeto e o canteiro. Os planos de ensino das disciplinas de estruturas enfatizam que seu objetivo nos cursos de arquitetura seria promover o diálogo entre arquitetos e engenheiros na prática de projetação por meio de uma linguagem comum. Mas, na prática docente, esse desejável diálogo entre as disciplinas de projeto arquitetônico e o ensino de estruturas está efetivamente acontecendo? Os modelos hoje existentes para ensinar estruturas são capazes de absorver as mudanças e possibilidades abertas pelas novas tecnologias e seu impacto na prática do projeto arquitetônico? A mudança de métodos de ensino seria suficiente para corrigir trajetórias nocivas dos mecanismos de produção e reprodução do campo? Partindo do pressuposto de que é preciso desenvolver um novo modelo educacional interdisciplinar que integre questões arquitetônicas, estruturais e digitais, propusemos a realização de disciplinas híbridas, experimentadas entre os anos de 2016 e 2018, nos cursos de arquitetura da UFMG e da PUC Minas. O modelo desenvolvido ao longo dessas disciplinas permitiu uma efetiva prática dialógica do projeto, possibilitando que os estudantes de arquitetura elaborassem novos sistemas de projetação por meio da construção de processos cooperativos entre arquitetos e engenheiros, interagindo com ferramentas computacionais de simulação do comportamento estrutural como forma de auxiliar na tomada de decisões em situações complexas de projeto.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - ESCOLA DE ARQUITETURApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectArquitetura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectArquitetura - Projetos e plantaspt_BR
dc.subjectProjeto Arquitetônicopt_BR
dc.subjectEngenharia de Estruturaspt_BR
dc.subject.otherArquitetura - Estudo e ensino - Tesespt_BR
dc.subject.otherArquitetura - Projetos e plantas - Tesespt_BR
dc.subject.otherProjeto arquitetônico - Tesespt_BR
dc.subject.otherEngenharia de estruturas - Tesespt_BR
dc.titleConversas entre arquitetos e engenheiros no ensino de projetospt_BR
dc.title.alternativeConversations between architects and engineers in architectural design teachingpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons