Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/31221
Tipo: Dissertação
Título: Materias didático-pedagógicos para ensino/aprendizagem em arte: relações no contexto escolar
Autor(es): Ana Luiza Emerich Magalhães
primer Tutor: Lucia Gouvêa Pimentel
primer miembro del tribunal : Luvia Gouvêa Pimentel
Segundo miembro del tribunal: Juliana Gouthier Macedo
Tercer miembro del tribunal: Geraldo Freire Loyola
Resumen: Esta dissertação trata das relações que professores e alunos estabelecem com os materiais didático-pedagógicos de Arte. Partiu-se do reconhecimento da importância que esses materiais podem ter para o ensino/aprendizagem em Arte, do protagonismo que alunos e professores podem assumir na relação com esses e das potencialidades envolvidas na elaboração dos materiais didático-pedagógicos pelos próprios professores, sobretudo professores/artistas/pesquisadores. Assim como a pesquisa, este trabalho se desenvolveu a partir das considerações que professores de Arte da Região Metropolitana de Belo Horizonte fizeram sobre o tema. Desenvolveu-se, portanto, a partir de um recorte bem definido. Apesar disso, espera-se que as reflexões apresentadas nestas páginas possam contribuir com o ensino de Arte de uma forma mais ampla. Como metodologia de coleta dos dados, utilizou-se de questionário online, que foi enviado para os professores. Após análise dos questionários, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco desses professores, sendo que três deles tiveram suas aulas observadas. Após análise dos dados obtidos, percebeu-se que as relações entre professores e materiais e entre alunos e materiais não são tão simples como inicialmente esperado, variando não apenas de acordo com a pessoa, mas também a partir das mais variadas necessidades, especificidades e dificuldades que envolvem as aulas de Arte e o cotidiano escolar. Percebeu-se, ainda, que a prática docente envolve criação e que a elaboração de materiais didático-pedagógicos para o ensino/aprendizagem em Arte também pode estar - e é desejável que esteja - envolvida por ela.
Abstract: This thesis deals with the relationships that teachers and students establish with the didactic-pedagogical materials of Art. It started from the recognition of the importance that these materials can have for teaching/learning in Art, the protagonism that students and teachers can play in relation to them and the potentialities involved in the elaboration of didactic-pedagogical materials by the teachers themselves, especially teachers/artists/researchers. Like the research, this work developed from the considerations that Art teachers from the Metropolitan Region of Belo Horizonte did on the theme. It developed, therefore, from a well-defined profile. Nevertheless, it is expected that the reflections presented in these pages can contribute to the teaching of Art in a broader way. As data collection methodology, an online questionnaire was used, which was sent to the teachers. After analysis of the questionnaires, semi-structured interviews were conducted with five of these teachers, and three of them had their classes observed. After analyzing the data obtained, it was noticed that the relations between teachers and materials and between students and materials are not as simple as initially expected, varying not only according to the person, but also from the varied necessities, specificities and difficulties that involve Art classes and daily school life. It was also realized that teaching practice involves creation and that the elaboration of didactic-pedagogical materials for teaching/learning in Art can also be - and is desirable to be - involved by it.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31221
Fecha del documento: 2-feb-2019
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Materiais didático-pedagógicos para o ensino-aprendizagem em Arte - relações no contexto escolar.pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.