Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31221
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lucia Gouvêa Pimentelpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3342330120066308pt_BR
dc.contributor.referee1Luvia Gouvêa Pimentelpt_BR
dc.contributor.referee2Juliana Gouthier Macedopt_BR
dc.contributor.referee3Geraldo Freire Loyolapt_BR
dc.creatorAna Luiza Emerich Magalhãespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5779072797167103pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-22T18:15:01Z-
dc.date.available2019-11-22T18:15:01Z-
dc.date.issued2019-02-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31221-
dc.description.abstractThis thesis deals with the relationships that teachers and students establish with the didactic-pedagogical materials of Art. It started from the recognition of the importance that these materials can have for teaching/learning in Art, the protagonism that students and teachers can play in relation to them and the potentialities involved in the elaboration of didactic-pedagogical materials by the teachers themselves, especially teachers/artists/researchers. Like the research, this work developed from the considerations that Art teachers from the Metropolitan Region of Belo Horizonte did on the theme. It developed, therefore, from a well-defined profile. Nevertheless, it is expected that the reflections presented in these pages can contribute to the teaching of Art in a broader way. As data collection methodology, an online questionnaire was used, which was sent to the teachers. After analysis of the questionnaires, semi-structured interviews were conducted with five of these teachers, and three of them had their classes observed. After analyzing the data obtained, it was noticed that the relations between teachers and materials and between students and materials are not as simple as initially expected, varying not only according to the person, but also from the varied necessities, specificities and difficulties that involve Art classes and daily school life. It was also realized that teaching practice involves creation and that the elaboration of didactic-pedagogical materials for teaching/learning in Art can also be - and is desirable to be - involved by it.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação trata das relações que professores e alunos estabelecem com os materiais didático-pedagógicos de Arte. Partiu-se do reconhecimento da importância que esses materiais podem ter para o ensino/aprendizagem em Arte, do protagonismo que alunos e professores podem assumir na relação com esses e das potencialidades envolvidas na elaboração dos materiais didático-pedagógicos pelos próprios professores, sobretudo professores/artistas/pesquisadores. Assim como a pesquisa, este trabalho se desenvolveu a partir das considerações que professores de Arte da Região Metropolitana de Belo Horizonte fizeram sobre o tema. Desenvolveu-se, portanto, a partir de um recorte bem definido. Apesar disso, espera-se que as reflexões apresentadas nestas páginas possam contribuir com o ensino de Arte de uma forma mais ampla. Como metodologia de coleta dos dados, utilizou-se de questionário online, que foi enviado para os professores. Após análise dos questionários, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco desses professores, sendo que três deles tiveram suas aulas observadas. Após análise dos dados obtidos, percebeu-se que as relações entre professores e materiais e entre alunos e materiais não são tão simples como inicialmente esperado, variando não apenas de acordo com a pessoa, mas também a partir das mais variadas necessidades, especificidades e dificuldades que envolvem as aulas de Arte e o cotidiano escolar. Percebeu-se, ainda, que a prática docente envolve criação e que a elaboração de materiais didático-pedagógicos para o ensino/aprendizagem em Arte também pode estar - e é desejável que esteja - envolvida por ela.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMateriais didático-pedagógicospt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectProfessor / artista / pesquisadorpt_BR
dc.titleMaterias didático-pedagógicos para ensino/aprendizagem em arte: relações no contexto escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.