Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/31232
Type: Dissertação
Title: Cinema híndi: cultura hindu e recepção
Other Titles: Hindi cinema: hindu culture and reception
Cine hindi: cultura hindú y recepción
Authors: Geísa Pereira de Souza
First Advisor: Luiz Roberto Pinto Nazario
First Referee: Ricardo Carlos Gomes
Second Referee: Leonardo Alvares Vidigal
Third Referee: Rafael Conde de Resende
metadata.dc.contributor.referee4: Rodrigo Amaro de Carvalho
Abstract: O cinema híndi tem grande adesão popular na Índia, ao contrário do cinema estrangeiro, que têm baixa receptividade junto ao público nacional. Este trabalho investiga a relação do cinema híndi com a cultura indiana, procurando identificar as peculiaridades da cultura índica que se relacionam com o sucesso nacional de público desse cinema. Para tanto, analisam-se vinte filmes híndi com elevado sucesso de bilheteria, desde a década de 1940, quando se consolidam os filmes masala enquanto modalidades típicas de Bollywood. Além disso, analisam-se quatro filmes que fracassaram nas bilheterias, apesar do elevado orçamento, produzidos na mesma época. Ao final, verificou-se que os aspectos culturais indianos estão fortemente vinculados à religião hindu na sua raiz. Constatou-se que o cinema híndi está profundamente associado ao hinduísmo, expressa fortemente elementos da mitologia hindu explícita e implicitamente e está voltado para a família tradicional de cultura hindu. Concluiu-se que os filmes que não carregam os elementos de base da cultura hindu, fortemente enraizados na sociedade indiana, têm pouca probabilidade de alcançar o público nacional da Índia, ainda que tenham elevado orçamento e contenham elementos da cultura indiana, como as danças, sem, contudo, associar esses elementos ao sistema de crenças e de valores hindu.
Abstract: Hindi cinema has great popular adherence in India, unlike foreign cinema, which has low receptivity by the national public. This work investigates the relationship of hindi cinema with Indian culture, in an attempt to identify the peculiarities of indian culture, which relate to the national success of audience their cinema has. For that purpose, we analyze twenty box office success hindi films since the 40’s, a time the masala films were consolidated as a typical Bollywood modality. Besides, four films, which flopped box office despite their high budget, produced in the same period are also analyzed. At the end, we observed that cultural aspects of India are strongly linked to the hindu religion at its very base. It was found that hindi cinema is deeply connected to hinduism, strongly showing elements of hindu mythology, both explicitly and implicitly, and is aimed at the traditional hindu culture family. In the end we concluded that films that do not carry basic elements of hindu culture, which is deeply rooted within the India’s society, have little chance of reaching India’s national audience, even if they have high budgets and bear elements of Indian culture, such as dance, without connecting those elements to the hindu system of beliefs and values.
Subject: Cinema - Índia
Cinema - Audiência
Indústria cinematográfica - Índia
Crítica cinematográfica
Índia - Cultura popular
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/31232
Issue Date: 26-Apr-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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